Pesquisador da Universidade da Califórnia ministra palestra durante Seminário em Biotecnologia

05/10/2015 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gabriel Bittar

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) oferece, nessa quarta-feira (7) às 14h, no Auditório da Biblioteca Pe. Félix Zavatarro, a palestra "Usando células-tronco induzidas (iPSC) para o estudo de doenças do neurodesenvolvimento", que será proferida pelo pesquisador Cassiano Carromeu, da Universidade da Califórnia, San Diego, Estados Unidos. A palestra é voltada também ao doutorado da rede Pró-Centro-Oeste, e é aberta ao público.

O evento, coordenado pelo professor Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, faz parte da disciplina “Seminários em Biotecnologia”, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCDB. A palestra do professor Cassiano Carromeu é a terceira palestra internacional do semestre no Seminário de Biotecnologia; a última palestra do Seminário foi realizada pela Dra. Jislaine Guilhermino, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O palestrante possui experiência em pesquisa nas áreas de Virologia, Neurociência e Células-Tronco, com ênfase especial no modelo de doenças do neurodesenvolvimento e neurodegenerativas. Além de trabalhar com diversas técnicas de biologia molecular e expressão genética, Carromeu faz parte de um grupo de trabalho reconhecido mundialmente pelas pesquisas sobre Síndrome de Rett e Autismo.

“Com relação aos participantes, apesar da disciplina ser obrigatória para os mestrandos do Programa em Biotecnologia, pela relevância dos temas e importância dos convidados, sempre convidamos a comunidade acadêmica da UCDB (alunos de PIBIC, de outros Programas de mestrado e doutorado, alunos da graduação, docentes) de acordo com a área da palestra, assim como os alunos de doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Pró-Centro-Oeste. Também contamos com a participação de colegas da Fiocruz, UFMS, Embrapa e de outras instituições de Ensino e Pesquisa do Estado”, declara o docente Dr. Cristiano.

Sobre as palestras do Seminário em Biotecnologia, o professor Dr. Cristiano afirma: “Os convidados neste ano específico são pessoas que tenham relevância internacional. O pesquisador Cassiano, por exemplo, possui grande impacto em pesquisas com células tronco no instituto no qual desenvolve suas atividades nos EUA”.

Ainda segundo o professor Dr. Cristiano, “para o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia os Seminários são muito importantes, principalmente contando com os pesquisadores que vêm este ano, que atuam em universidades estrangeiras, ou são de nacionalidade estrangeira; são importantes para a internacionalização do programa. Com isso, mostra-se para os alunos a realidade de pesquisas e perspectivas de fora do país e o Programa se aproxima das universidades as quais eles são vinculados”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3768.