Mestrandos e doutorandos em Desenvolvimento Local participam de Aula Magna

20/03/2018 - 8:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Marina Romualdo

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local (Mestrado e Doutorado) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou nesta segunda-feira (19), a Aula Magna para dar início ao ano letivo e teve como convidada a professora do Centro Universitário Augusto Motta — Unisuam, Dra. Maria Geralda de Miranda.

Durante a aula, realizada no bloco D da Católica, Dra. Maria trouxe como tema um assunto presente no livro que escreveu: “Dossiê Mariana: Projeto, Pesquisa e Ação Interdisciplinar”. Na data, ela discorreu sobre o objetivo fundamental da pesquisa referente ao desastre ambiental ocorrido na cidade de Mariana (MG), em novembro de 2015. Com o estudo a pesquisadora buscou descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos.

Segundo a professora, pode-se definir pesquisa social como o processo que, utilizando a metodologia científica, permite a obtenção de novos conhecimentos no campo realidade social.

Ainda, durante a palestra, ela expôs também o quanto o assunto foi conversado com os alunos no centro universitário onde atua: “Esse desastre esteve muito presente em nossas aulas, todos os assuntos discutidos em sala, acabaram voltando para o desastre em Mariana. Então, enfatizamos esse assunto gerando diversos debates a respeito”, ressaltou a professora.

Participaram do evento a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local,  Dra. Arlinda Canteiro Dorsa e os professores da UCDB Dr. Heitor Romero Marques e Dr. Fernando Jorge Correa Magalhães Filho.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna