Mestrando indígena analisou o protagonismo dos professores que atuam na escola da aldeia Tereré

24/03/2017 - 15:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Ellen Prudente

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Maioque Rodriques figueiredo, discente Programa de Pós-graduação em Educação — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) defendeu a dissertação desenvolvida durante o curso na quarta-feira (22). Ele foi orientado pelo professor e coordenador do programa, Dr. Heitor Queiroz de Medeiros e apresentou a pesquisa de título: O protagonismo dos professores terena na escola indígena Cacique João Batista Figueiredo, aldeia Tereré, terra indígena Buriti, Sidrolândia (MS) na construção do bem viver comunitário.

Verificar o protagonismo do professor indígena na aldeia em que cresceu foi o principal objetivo da pesquisa de Maioque. Por meio de rodas de conversas, ele pode concluir que o diálogo é algo muito importante para a construção da escola: “A escola está em constante desenvolvimento, está cada vez com professores mais articulados e qualificados, podendo transmitir aos alunos acima de tudo, a importância da busca pelo bem viver”. O mestrando é professor da escola indígena e afirmou: “É através da educação que se entende a sociedade e que se constrói a identidade, o ponto chave para a libertação”.

Banca examinadora foi constituída pelo professor do Centro de Formações de Professores Indígenas do Mato Grosso do Sul (CEFPI) Dr. Antônio Carlos Seizer da Silva e pela docente da Católica Dra. Adir Casaro Nascimento. Mais informações a respeito do Programa de Pós-Graduação em Educação entre em contato pelo número (67)3312-3597.