Mestrando da UCDB identifica variáveis que influenciam positivamente na receita e produtividade de pequenos agricultores

11/12/2017 - 13:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Gabriel Paes Herrera, discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária — Mestrado e Doutorado, defendeu no início deste mês a dissertação desenvolvida durante o curso.

Orientado pelo professor Dr. Michel Angelo Constantino de Oliveira, o mestrando abordou o tema “Análise econométrica dos determinantes da diversificação de renda e de culturas em unidades produtivas de base familiar”.

Durante a pesquisa Gabriel buscou traçar o perfil do agronegócio familiar no Brasil e analisou um banco de dados de 2014 fornecido Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que continha informações a respeito de 4,7 milhões de agricultores familiares. “Por ser mais atual, tivemos que vencer a burocracia para conseguir ter acesso aos números, pois esses não foram disponibilizados ao público como é o caso do levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, explicou o mestrando.

Ao verificar os dados, foram observadas uma série de variáveis que fazem parte da realidade do pequeno agricultor desde o grau de escolaridade até se recebe, ou não, assistência técnica rural. Com isso, Gabriel fez uma análise econométrica com  intuito de descobrir qual dessas variáveis tem mais impacto na receita, produtividade e diversificação de culturas.

“Entre os resultados, o principal é que o fato do agricultor familiar ser cooperado é uma das variáveis que mais tem impacto positivo tanto na renda, quanto na produtividade e também da diversificação de produtos. Só que ao mesmo tempo há algo preocupante: apenas 5% deles fazem parte de uma cooperativa”, esclareceu Gabriel.

Diante disso, o mestrando enfatizou a importância de medidas que incentivem os pequenos produtores a aderirem ao cooperativismo: “É uma forma das famílias terem melhores condições de vida, por isso no meu trabalho também adicionei algumas sugestões de políticas públicas que atuem desta forma e auxiliem na transformação de realidades”.

Pela relevancia do trabalho, Gabriel teve a pesquisa aceita em três revistas internacionais. A African Journal of Agricultural Research já publicou o estudo e nas revistas Land Use Policy e PlosOne o texto está em processo de revisão para publicação.

Além do professor Michel, que orientou o trabalho, também participaram da  banca examinadora o docente da Católica Dr. Urbano Gomes Pinto de Abreu e a professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Liliane Renata Defante.