Mestrando da UCDB identifica molécula capaz de combater bactérias

17/03/2017 - 10:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Ellen Prudente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Discente Breno Emanuel Farias Frihling, do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia — Mestrado e Doutorado defendeu dissertação na tarde de quarta-feira (15). Orientado pelo professor Dr. Ludovico Migliolo e coorientado pelo professor Dr. Octávio Luiz Franco, o mestrando desenvolveu a pesquisa intitulada Purificação e caracterização bioquímica de moléculas bioativas de Potamotrygon falkneri Bothrops moojenifrente a bactérias formadoras de biofilme.

Ao utilizar o veneno de uma espécie de arraia e outra de serpente, típicas do Cerrado, Breno identificou uma molécula capaz de agir contra tipos específicos de bactéria e trabalhou para o entendimento e a purificação para a aplicação farmacológica e biotecnológica, por meio de processos de coleta de materiais e de classificações. “Nesses dois anos de mestrado, o mais importante foi o aprendizado que tive com as metodologias e saber aplicá-las. Agora quero fazer doutorado e seguir na mesma linha de raciocínio”, contou o discente.

Banca examinadora foi constituída pela professora da UCDB Dra. Alinne Pereira de Castro e pela professora Dra. Elisabete de Souza Cândido. Estiveram presentes também acadêmicos do curso de Biologia e colaboradores da Instituição. Mais informações a respeito do programa de Pós-Graduação em Biotecnologia podem ser obtidas pelo número (67) 3312-3768.