Mestranda identifica peptídeo capaz de combater infecções no couro cabeludo

21/03/2018 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Brenda Oliveira

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Silvia Gomes Rodrigues, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) defendeu a dissertação desenvolvida durante o curso este mês.

Sob a orientação do professor Dr. Nuno Fernando Duarte Cordeiro, o trabalho feito por Silvia teve como tema “Peptídeos antimicrobianos mastoparanos R5 e MO para combate de Staphylococcus aureus na foliculite decalvante”.

A pesquisa identificou um peptídeo com atividade contra a bactéria Staphylococcus aureus causadora da foliculite decalvante — uma infecção no couro cabeludo responsável por quedas de cabelo e calvície. “Trabalhei certo tipo de bactéria bem comum em peles. Por meio de pesquisas chegamos ao resultado de inviabilizar a bactéria impedindo a inflamação e assim, não ocorrendo a queda de cabelos”, pontuou Silvia.

Na data da defesa, 16 de março, além do orientador da pesquisa, participaram da banca examinadora, o co-orientador Dr. Octávio Luiz Franco, Dr. Osmar Nascimento Silva (UCDB) e a Dra. Kelly Cristina Leite Mulder da Universidade Católica de Brasília (UCB).

 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.