Mestranda em Biotecnologia avaliou molécula que pode combater superbactéria

13/07/2017 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Viviane Pereira Marques dos Santos, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), defendeu nesta quarta-feira (12) a dissertação desenvolvida durante dois anos e meio de curso.

O tema abordado por Viviane foi “Avaliação da atividade antibiofilme do peptídeo catiônico PCDAMP-5 contra Klebsiella pneumoniae multirresistente a antibiótico”. A pesquisa foi orientada pelo professor Dr. Octavio Luiz Franco e coorientada pela professora Dra. Suzana Meira Ribeiro. 

Durante a execução do trabalho, a mestranda avaliou a eficácia de moléculas presentes na pele e na mucosa dos animais e, também, em algumas plantas contra a superbactéria Klebsiella pneumoniae, causadora de infecções graves como pneumonia e meningite. Essas moléculas chamadas de peptídeos antimicrobianos catiônicos, na maioria das espécies, têm ações naturais de defesa contra micróbios invasores.

“Eu escolhi esse tema devido a resistência a antibióticos atualmente. Nós não temos fármacos muito eficazes contra bactérias resistentes, então, é muito importante testarmos novos compostos com base em alternativas para combatê-las. Os biofilmes, por exemplo, são associados a 65% das infecções humanas e a gente vê que o paciente precisa usar vários antibióticos associados para conseguir combater a infecção, por isso, eu resolvi testar o peptídeo como alternativa”, explicou a mestranda.   

Segundo o orientador da pesquisa, Dr. Octávio, Viviane começou o estudo sem nenhuma experiência na área de antibiofilme bacteriano, mas por ter determinação e prazer em aprender conseguiu desenvolver um ótimo trabalho.

“Às vezes, quando a pessoa começa sem experiência, leva um pouco mais de tempo para poder se desenvolver, mas a Viviane se saiu muito bem. Ela foi em busca de coisas novas e de técnicas diferentes, absorveu bem a experiência que eu e a professora Suzana quisemos passar para ela. Isso foi o ponto mais importante, a vontade de sempre querer aprender mais” enfatizou o professor.    

Além do professor Dr. Octávio e da professora Dra. Suzana fizeram parte da banca examinadora o professor da UCDB Dr. Ludovico Migliolo e o professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dr. Caio Fernando Ramalho de Oliveira. Para mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia telefone para (67) 3312-3768. 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei