Mestranda da UCDB resgata história do primeiro curso de Psicologia criado em Campo Grande

28/02/2018 - 10:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Graciela Ferreira da Silva Delmondes, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), defendeu nesta terça-feira (27) a dissertação desenvolvida durante o curso.

Sob orientação do professor Dr. Rodrigo Lopes Miranda, Graciela abordou o tema “Memória e história dos primeiros anos do curso de graduação em psicologia FADAFI/FUCMAT (1974-1980)”. A pesquisa resgatou a história da formação na área oferecida pela primeira vez em Campo Grande pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT), este curso de graduação permaneceu como único na cidade por 25 anos.

“Para fazer esse resgate consultei o Arquivo Histórico de Campo Grande (ARCA), encontrei notícias que falavam da instituição e do curso à época e também entrevistei professores e profissionais da área que tiveram ligação com a graduação em Psicologia”, explicou Graciela.

Segundo a mestranda um dos objetivos do trabalho, além de resgatar a memória do curso, foi entender porquê Campo Grande foi a cidade escolhida para a criação da graduação em Psicologia: “Em 1975, quando o curso foi criado, Cuiabá era a capital do Mato Grosso uno e não Campo Grande, por isso gerou essa curiosidade. Descobri que a ferrovia noroeste do Brasil e a reestruturação do modelo de universidade contribuíram para essa escolha”.

Durante a defesa da dissertação Graciela falou sobre o orgulho em ter desenvolvido uma pesquisa como essa. “Sou formada pelos salesianos, estudei no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, fiz o ensino médio no Colégio Dom Bosco e depois a graduação na UCDB, para mim foi uma honra poder contar como esses religiosos se empenharam para criar o curso de Psicologia. Houve uma dedicação muito grande para a compra de materiais e contratação de professores”, expôs a mestranda.

Além do orientador da pesquisa, participaram da banca examinadora as professoras da UCDB Dra . Sonia Grubits e Dra. Maria Augusta de Castilho e a docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dra. Inara Barbosa Leão. Para obter mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Psicologia entre em contato por meio do número (67) 3312-3605.