Mestranda comprova efeitos da erva-mate como antiinflamatório em camundongos

22/04/2015 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gabriel Bittar

Apresentação da mestranda Renata Moreira da Silva

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia realizou, na sexta-feira (17), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a defesa de dissertação da mestranda Renata Moreira da Silva. Intitulada “Avaliação do efeito da erva-mate (llex paraguariensis) no processo de neovascularização em camundongos”, a dissertação teve como orientadora a professora Dra. Susana Elisa Moreno, da UCDB.

Segundo Renata, o foco da pesquisa foi o processo de neovascularização e a função antiinflamatória que poderiam ser ocasionados pela planta. “O objetivo é verificar se a erva-mate atua ou ajuda no processo de neovascularização, e se ela realmente tem uma função antiinflamatória. Foi verificado se ela ajuda na formação de novos vasos sanguíneos induzidos pelas matrizes esponjosas usadas nos testes”, declarou.

Em conclusão geral, foram observados dados relevantes em relação ao processo estudado, e a mestranda pretende ajudar a abrir caminho para novas pesquisas: “Novos estudos que evidenciem melhor as partes principais desse estudo seriam interessantes, pois as pesquisas são bem escassas nessa área”, comentou.

A banca examinadora foi composta pelas docentes Dra. Alinne Pereira de Castro e Dra. Carina Elisei de Oliveira, ambas da UCDB.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3312-3768.