Mestrado em Desenvolvimento Local realiza banca de defesa

29/05/2015 - 10:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gabriel Bittar

Mestranda defende sua dissertação na UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local realizou ontem (28), na sala de defesa dos mestrados da Biblioteca, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a banca de defesa de dissertação da mestranda Gislaine Esther Lubas Moreira Moura.

O trabalho, orientado pela professora Dra. Arlinda Cantero Dorsa, teve como título “A mediação como propulsora do desenvolvimento local aplicada aos processos judiciais provenientes das varas de família da comarca de Campo Grande – MS”.

A banca, presidida pela orientadora, contou também com a participação dos professores Dr. Josemar de Campos Maciel, da UCDB, e Dr. Nilton Cesar Antunes da Costa, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A respeito da mediação, a mestranda afirmou que ajuda a resolver processos que poderiam ser bem mais demorados e talvez não chegassem a uma solução: “A mediação é uma forma de resolver os conflitos, colocando as partes envolvidas para uma negociação”, declarou. E concluiu: “Em seu processo, a mediação se diferencia de uma conciliação”.

Já sobre o impacto da pesquisa, que vem sendo feita desde 2013, para o desenvolvimento local, Gislaine afirmou: “O objetivo do trabalho é de verificar até que ponto a forma de resolver processos através da mediação pode dar certo”. Os documentos utilizados para realizar a dissertação, ainda segundo a mestranda, são registros de mediações, de processos e até mesmo conversas com as partes envolvidas em casos que se solucionaram pela mediação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3605.