Mato Grosso do Sul ganha primeiro mestre em Desenvolvimento Local surdo

02/09/2016 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes e Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

Adriano de Oliveira Gianotto, 34 anos, é o primeiro mestre em Desenvolvimento Local surdo de Mato Grosso do Sul pelo Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A aprovação ocorreu ontem (1º), após defender a dissertação ‘Ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como fator de Desenvolvimento Local’ na presença de familiares, amigos e docentes.

“Meu pai percebeu que eu era surdo, me fez ir para a escola, agora quero mostrar o meu exemplo para todo mundo. Surdos são indivíduos pertencentes a uma sociedade, mas que muitas vezes está a sombra pelas pessoas ouvintes. Precisamos olhar e trazer o surdo para frente”, observou o mais novo mestre.

O orientador, Dr. Heitor Romero Marques, destacou o empenho dele durante todo o trabalho e que agora o seu estudo serve de inspiração para muitas pessoas. “O adriano aprendeu muito sobre Desenvolvimento Local. Eu, porém, aprendi bem pouco da Libras”.

Para o coorientador da pesquisa, Dr. José Manfroi, “o trabalho deve ser publicado e ampliado para que a comunidade possa se apropriar deste material”. A banca de avaliação também contou ainda com os professores Dr. Josemar de Campos Maciel (UCDB) e Dra. Marilda Moraes Garcia Bruno (UFGD).

Os convidados, em sua mairoria surdos, ficaram atentos a toda a apresentação feito pelo Adriano e traduzidas pelas interpretes em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com dados sobre a quantidade de professores surdos atuando em Mato Grosso do Sul.  Ao final, a comemoração ficou estampada pelos sinais.   

Histórico

Adriano nasceu com deficiência auditiva, começou a aprender Libras por volta dos três anos, depois aos quatro anos a língua portuguesa para escrever. É graduado em Pedagogia (Uniasselvi) e graduando em Letras-Libras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), possui duas pós-graduações, sendo em Libras e Educação Especial, com ênfase em Deficiência Auditiva.

Ele trabalha como professor de Libras pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, e também como orientador na Pós-Graduação em Libras, pela UCDB Virtual. Está com 34 anos, é casado, tem três filhas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3605.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna