Inscrição para mestrado e doutorado em Desenvolvimento Local vai até segunda

12/02/2016 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Inscrições podem ser feitas pela internet

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

As inscrições para o curso de Doutorado do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) podem ser feitas até a próxima segunda-feira (15), por meio do site da Instituição. São ofertadas nove vagas para o programa.

Segundo o coordenador do programa, professor Dr. Heitor Romero Marques, assim como o Mestrado, o Doutorado na área de Desenvolvimento Local em contexto de territorialidades é inédito. “Queremos formar profissionais, em nível de mestrado e doutorado acadêmico, capazes de ultrapassar os limites do conhecimento disciplinar, para atuar em  processos de desenvolvimento local em contexto de territorialidades, mediante ações competentes, inovadoras e ajustadas às especificidades territoriais, na perspectiva de um mundo em rede”, explica.

Marques ressalta que o Doutorado  oferece duas linhas de pesquisas: ‘Cultura, identidade e diversidade na dinâmica territorial’ e ‘Políticas públicas e dinâmicas de inovação em desenvolvimento territorial’.

Na primeira linha de pesquisa, o tema aborda de um lado, a dimensão cultural construída no contexto de relações existenciais dos indivíduos entre si e com o território vivido, como referência de base na construção, manutenção e reconstrução dos territórios. De outro, aborda a interculturalidade, vista como capacidade dos atores locais de conviver com o ‘diferente’ num processo relacional permanente e dinâmico de comunicação e negociação e inovador das práticas sociais de convivência na reinvenção constante do território.

Na segunda linha, reflete, no âmbito da teoria e prática do desenvolvimento territorial, a natureza e papel das dinâmicas sócioprodutivas de aprendizagem coletiva, das dinâmicas institucionais, das  dinâmicas de inovação e da formulação e da implementação das políticas públicas, na construção de territórios mais autônomos e inteligentes.

“O profissional é preparado, mediante visão complexa e sistêmica do mundo, comportamento ético e uma formação científico-tecnológica, humanística, socioeconômica e política do desenvolvimento para compreender e atuar com as especificidades da estrutura e dinâmica socioambiental dos diferentes territórios, finaliza Marques.

Mais informações pelo telefone (67) 33123612, e-mail: secmdlocal@ucdb.br ou ainda acesse o link: http://site.ucdb.br/public/downloads/18043-edital-dl-doutorado.pdf.

MESTRADO

Está aberto também o processo seletivo para o preenchimento de sete vagas do curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local em Contexto de Territorialidade da UCDB, em conformidade com as exigências do regulamento deste Programa. As inscrições para o processo seletivo de candidatos serão feitas pela internet até segunda-feira (15). Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas na página eletrônica http://site.ucdb.br/cursos/4/mestrado-e-doutorado/32/mestrado-em-desenvolvimentolocal/603/o

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna