Índia Terena desenvolve dissertação sobre processo de revitalização do idioma da etnia

16/03/2017 - 15:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Ellen Prudente

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Évelyn Tatiane da Silva Pereira, discente do Programa de Pós Graduação em Educação — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) defendeu na tarde desta quarta-feira (15) a dissertação desenvolvida durante o curso intitulada: Contribuições da Escola no processo de revitalização da língua terena na aldeia Aldeinha, em Anastácio (MS). O orientador da mestranda foi o professor Dr. Heitor de Queiroz de Medeiros, coordenador do programa.

Como professora da escola em que realizou a pesquisa, Évelyn usou experiência e a paixão que possui pelo povo Terena para mostrar o impacto do trabalho dos professores na vida das crianças da aldeia. “Nossa aldeia é urbana, e sofre preconceito. Mas acima de tudo é necessário deixar nossa cultura viva, pois ela é a identidade de um povo, não somente os costumes, as danças, as vestimentas, mas também a língua, pois é a arma mais forte do indígena”, explicou a mestranda.

Durante a pesquisa a discente pode se aproximar ainda mais das famílias das crianças e de mestres tradicionais que, segundo ela, são enciclopédias vivas. ”Este título, mais do que uma conquista para mim é uma conquista para o povo Terena e para minha aldeia”, finalizou Évelyn.

Estiveram presentes na banca examinadora os professores da Católica Dr. Carlos Magno Naglis Vieira e Dr. Adir Casaro Nascimento, e da Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul o professor Dr. Antônio Carlos Seizer da Silva. Mais informações sobre os Programas de Pós Graduação da UCDB podem ser obtidas através do número (67) 3312-3597.