Impactos da pedagogia de alternância nos alunos são analisados por doutorando da UCDB

21/02/2018 - 12:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Michele Moraes

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Programa de Pós-Graduação em Psicologia — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou, na segunda-feira (19), a defesa de tese do doutorando Alberto Dias Valadão.

Por ser de Rondônia, a pesquisa desenvolvida por ele foi com base na realidade do Estado e na própria experiência que obteve como professor, teve como tema  “A produção das identidades/diferenças pela pedagogia das alternâncias em Rondônia”. O trabalho foi orientado pelo professor Dr. José Licínio Backes.

Alberto foi um dos primeiros profissionais da educação a aplicar a pedagogia de alternância na região e trabalha, há aproximadamente 17 anos. Ele explicou que, à época, o conceito era apenas uma ideia vaga em Rondônia e, por isso, tornou-se monitor e professor nas escolas que atendem os jovens da área rural no regime de semi-internato.

De acordo com o doutorando, os alunos passam quinze dias na escola e quinze com a família e, ao mesmo tempo em que cursam o ensino médio, recebem educação profissional agropecuária. Além disso, o método de ensino traz conceitos como “tempo-comunidade” e “tempo-escola” que incluem todas as atividades realizadas.

“O período em que aluno fica na escola e aquele em que está com a comunidade é tão integrado que o Ministério da Educação reconhece a soma dos dois como um mês letivo completo. Por ser um método diferente, quis fazer um trabalho que discutisse o que essa pedagogia tem produzido nos jovens que já passaram por ela e também naqueles que ainda estão inseridos, além de identificar os efeitos desse método na vida de cada um”.

Fizeram parte da banca examinadora as professoras da UCDB Dra. Anita Guazzelli Bernardes e Dra. Neuza Guareschi, a professora da Universidade Federal do Alagoas (UFAL) Dra. Simone Maria Huning e a professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) Dra. Betina Hillesheimda, que participou por meio de videoconferência.

Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Psicologia podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3605.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.