Impacto do trabalho na saúde mental de professores de escolas pantaneiras é avaliado por doutoranda em Psicologia

20/02/2017 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Ellen Prudente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Helen Paola Vieira Bueno, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia — Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), defendeu nesta sexta-feira (17), a tese desenvolvida durante quatro anos de pesquisa intitulada Fatores de riscos psicossociais em professores de escolas pantaneiras: relações com transtornos mentais e estresse ocupacional. Professora Dra. Liliana Andolpho Magalhães Guimarães foi quem orientou o trabalho.

Especialista em saúde ocupacional e professora em Aquidauana, Helen desenvolveu interesse em conhecer a realidade de professores de escolas pantaneiras da cidade. ”Quis saber como é a realidade destes professores. Eles realizam uma espécie de imersão, ficam longe da família, longe da cidade e passam todos os momentos do dia com os alunos dessas escolas durante até vinte dias seguidos; então, pesquisei sobre o impacto que isso tem na saúde psicológica destes professores”, destacou a doutoranda.

Helen comentou sobre a experiência que teve vendo de perto a realidade de escolas localizadas nas fazendas do Pantanal: “Estou acostumada com a escola urbana e a ter contato com escolas. Assim, foi uma mudança de paradigma pra mim. Conheci a precariedade nas estruturas e a carência de recursos humanos e materiais”. A pesquisadora conheceu cinco escolas pantaneiras e trabalhou com cerca de 30 professores e obteve resultados importantes sobre a saúde mental destes educadores.

Banca examinadora foi constituída pela professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Dra. Maria Luiza Gava Schmidt, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Dr. Sérgio Roberto de Lucca, e da UCDB o professor Dr. André Augusto Borges Varella e a professora Dra. Flavinês Rebolo. Mais informações a respeito do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Católica ligue (67)3312–3605. 

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna