Em palestra de Biotecnologia, professor recomenda atenção às pesquisas básicas

26/11/2015 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Palestra com o professor Dr. Augusto Schrank

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

“Estar sempre atentos às pesquisas básicas, porque mesmo fazendo uma coisa absolutamente não aplicada, ela pode ter outra função importante”, sintetiza o pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia, professor Augusto Schrank, durante a palestra "Quitinases: redundância ou especificidade", promovida ontem (25), pelo programa de Mestrado em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Para o pesquisador, toda a atenção em torno das pesquisas básicas mostra a importância que elas representam estando conectadas às pesquisas aplicadas. “Pegamos um gene que não responde a nossa pesquisa científica, mas que aplicado em uma planta teve uma relevância”, ponderou.

Scharank observa ainda que no passado, há cerca de 20 anos, a área estava mais voltada para outra etapa, a de formação de pessoas. “Hoje em dia, representa um olhar muito importante para os próprios estudantes, como fonte de renda no futuro”.

Segundo o coordenador do Programa de Mestrado em Biotecnologia, professor Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, a realização destas palestras, que vêm ocorrendo desde agosto, busca trazer pesquisadores renomados. “Aproveitamos também para apresentar as propostas da Instituição, verificar o que podemos melhorar, além de disseminar a ciência em nosso Estado”, explicou o coordenador. As atividades têm apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect-MS).

Na próxima quarta-feira (2 de dezembro), às 14h, no auditório da Biblioteca, será a vez do pesquisador do CNPq, Dr. Odir Antonio Dellagostin, da Universidade Federal de Pelotas, para encerrar o Seminário de Biotecnologia promovido pelo programa de Mestrado em Biotecnologia da UCDB. O tema da palestra será "O Cenário da Pós-Graduação em Biotecnologia no País".