Doutoranda defende tese sobre cooperativas agrícolas brasileiras e espanholas

25/07/2017 - 15:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Michele Moraes

Defesa aconteceu no bloco Biossaúde na UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou nesta segunda-feira (24) a banca de defesa de tese de doutorado da discente Elizabete Maria da Silva.

O tema abordado pela acadêmica foi “Sustentabilidade de empreendimentos cooperativos agrícolas familiares: Um estudo multicaso entre Mato Grosso do Sul, Brasil e Alicante, Espanha.” A pesquisa foi orientada pelo professor Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira e coorientada pelo professor Dr. José Daniel Gómez López.

Elizabete trabalhou muito tempo com agricultura familiar e a intenção era montar uma cooperativa com esses agricultores familiares, principalmente para escoar a produção e para possibilitar um maior bem-estar social. Então, quando começou o doutorado, a intenção era dar continuidade a essa pesquisa que já tinha sido também parte da pesquisa mestrado.

“Eu fiz uma investigação entre 16 cooperativas espanholas e 16 brasileiras, em 2015, ficando nove meses em Alicante, na Espanha, aplicando um questionário com 67 questões. Em 2016, fiz o mesmo procedimento em Mato Grosso do Sul, para fazer a análise da eficiência das cooperativas e comparar os dois grupos nos quatro pilares da sustentabilidade, estas sendo: política, ambiental , social e econômica. Nós tivemos muitos altos e baixos, porém eu agradeço muito aos docentes da UCDB, que contribuíram para que eu chegasse até aqui”, explica a doutoranda.

Além do professor Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira, fizeram parte da banca examinadora os professores da UCDB Dr. Reginaldo Brito da Costa e Dr. Heitor Romero Marques e os professores da UFMS Dr. Milton Augusto Pasquotto Mariani e Dr. Alexandre Meira de Vasconcelos. Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3702.

 

Texto sob a supervisão de Silvia Tada