Dissertação de mestranda da UCDB aborda psicanálise e psiquiatria ao som

23/06/2016 - 17:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gabriel Bittar

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia — Mestradp e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou, na sexta-feira (17), a banca de defesa de dissertação da mestranda Luciana Regina Prado Garcia Mariano, com o título ‘Classificando o sofrimento e medicalizando fenômenos: psicanálise e psiquiatria frente ao som’. A orientadora foi a professora Dra. Anita Guazzelli Bernardes.

“Tentei discriminar até onde a psicanálise e a psiquiatria andam juntas porque no começo da patologia a psiquiatria era muito embasada na psicanálise para se estruturar. Dessa forma, os primeiros manuais foram baseados na psicanálise e depois houve uma mudança devido aos estudos psiquiátricos. Houve um aumento de eixos de classificação de patologia nos manuais desde que estes começaram a render dinheiro, o que se atribui a uma mercantilização do sofrimento”, declarou.

Sobre o percurso na realização de sua pesquisa, comentou ainda: “Acho que os arcabouços teóricos são muito frágeis. É uma área que merece mais dedicação da pesquisa no doutorado. Merecia um aprofundamento por parte da comunidade científica”.

A banca de avaliação foi composta por três professores Dra. Betina Hillesheim, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Dr. André Barciela Veras e Dr. Rodrigo Lopes Miranda, ambos da UCDB. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3605.