Indique a um amigo

Conceito inglês “accountability” é apontado por mestrando da UCDB como forma de mudar o “jeitinho brasileiro”

12/12/2017 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Revair Rodrigues Machado Neto, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local  — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), defendeu este mês a dissertação desenvolvida durante o curso.

A pesquisa feita pelo mestrando foi orientada pelo professor Dr. Pedro Pereira Borges e abordou o tema “Accountability como fator de empoderamento e ativação de responsabilidade do agente de desenvolvimento local”.

O termo em inglês accountability refere-se a responsabilidade com ética e remete à obrigação de transparência, principalmente de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a quem representa.

Essa reconfiguração cultural contrapõe ao “jeitinho brasileiro” muito utilizado pelos cidadãos perante o Estado, por isso, Revair verificou que os instrumentos usados pela accountability, se aplicados constantemente, podem fazer com que o cidadão se empodere e passe a interferir na vida política da sociedade na qual está inserido e a apresentar resultados positivos.

Durante o trabalho desenvolvido, o mestrando fez uma pesquisa bibliográfica, revisou a legislação já existente sobre o tema e também as doutrinas e artigos escritos, tanto no Brasil quanto internacionalmente. “Eu queria agradecer a UCDB, que foi a instituição onde eu me graduei e onde hoje eu concluo o meu mestrado e pretendo voltar agora como docente”, agradeceu Revair.

No dia 6 deste mês, quando banca foi realizada, além do professor Dr. Pedro Pereira Borges fizeram participaram da mesa examinadora o professor da UCDB Dr. Heitor Romero Marques e a professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dra. Ana Paula Martins Amaral. Para obter mais informações sobre os Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local ligue (67) 3312-3612.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

Notícias


19/04/2018 - 07:00 - Graduação

Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda promovem hoje (19) evento em alusão ao Dia do Índio

Com o tema “Identidade e patrimônio cultural” serão realizados, debates, palestras e o lançamento de um videodocumentário


18/04/2018 - 01:00 - Graduação

Acadêmicos de Psicologia participam de palestra com egressa do curso

Atuação do psicólogo organizacional foi o assunto abordado


18/04/2018 - 11:00 - Graduação

Graduandos em Jornalismo aprendem sobre produção de pautas com profissional da área

A jornalista Neiba Ota foi convidada para conversar com os acadêmicos a respeito do tema