Conceito inglês “accountability” é apontado por mestrando da UCDB como forma de mudar o “jeitinho brasileiro”

12/12/2017 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Revair Rodrigues Machado Neto, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local  — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), defendeu este mês a dissertação desenvolvida durante o curso.

A pesquisa feita pelo mestrando foi orientada pelo professor Dr. Pedro Pereira Borges e abordou o tema “Accountability como fator de empoderamento e ativação de responsabilidade do agente de desenvolvimento local”.

O termo em inglês accountability refere-se a responsabilidade com ética e remete à obrigação de transparência, principalmente de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a quem representa.

Essa reconfiguração cultural contrapõe ao “jeitinho brasileiro” muito utilizado pelos cidadãos perante o Estado, por isso, Revair verificou que os instrumentos usados pela accountability, se aplicados constantemente, podem fazer com que o cidadão se empodere e passe a interferir na vida política da sociedade na qual está inserido e a apresentar resultados positivos.

Durante o trabalho desenvolvido, o mestrando fez uma pesquisa bibliográfica, revisou a legislação já existente sobre o tema e também as doutrinas e artigos escritos, tanto no Brasil quanto internacionalmente. “Eu queria agradecer a UCDB, que foi a instituição onde eu me graduei e onde hoje eu concluo o meu mestrado e pretendo voltar agora como docente”, agradeceu Revair.

No dia 6 deste mês, quando banca foi realizada, além do professor Dr. Pedro Pereira Borges fizeram participaram da mesa examinadora o professor da UCDB Dr. Heitor Romero Marques e a professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dra. Ana Paula Martins Amaral. Para obter mais informações sobre os Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local ligue (67) 3312-3612.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna