Comércio árabe na Avenida Calógeras é tema de dissertação em Desenvolvimento Local

13/02/2017 - 15:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Ariane Nogueira

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Marcos André da Silva Cunha, mestrando do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)  defendeu na sexta-feira (10) o trabalho desenvolvido durante o curso. A dissertação foi orientada pela professora Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat e abordou o tema Cluster étnico na área central de Campo Grande - MS: o comércio árabe da Avenida Calógeras.

“A pergunta central e a grande norteadora deste trabalho foram quais variáveis teriam concorrido para o aparecimento e manutenção desse cluster árabe no trecho central da Avenida Calógeras e que outras agora contribuem para enfraquecê-lo ou ainda fortalecê-lo?”, explicou o mestrando.

O trabalho definiu qual o trecho da avenida o cluster está no localizado e o que deu início à discussão sobre a importância dessa migração para a cidade de Campo Grande. Ao todo foram escritos três capítulos sobre o tema, que além disso, apresentaram todo o referencial teórico, a metodologia de pesquisa e também fotos e entrevistas com os participantes.

Fizeram parte da banca avaliadora a professora da UCDB Dra. Dolores Pereira Ribeiro Coutinho e a convidada da Universidade Federal de Sergipe, Dra. Maria Lúcia de Oliveira Falcón. Para obter mais informações sobre o Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local ligue (67) 3312-3612.

 

 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica