XLI Semana do Serviço Social começa com debate sobre os desafios da profissão

21/05/2015 - 10:00 - Graduação

Fonte: Edyelk dos Santos

UCDB promove mais uma edição da Semana de Serviço Social

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Na noite de terça-feira (19), aconteceu a abertura oficial da XLI Semana do Serviço Social - Assistente Social: atribuições, competências e defesa de políticas públicas, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), voltado para acadêmicos, profissionais e corpo docente do curso.

Fomentar discussão e formação sobre temáticas que envolvem a prática do assistente social nos diversos espaços ocupacionais, considerando suas atribuições e competências, são objetivos propostos pelo evento, que segue até o dia 22.

A mesa solene foi composta pela Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UCDB, Dra. Luciane Pinho de Almeida, pela palestrante da noite, a professora Dra. Dirce Harue Ueno Koga, da Pontíficia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; pela Me. Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues, secretária adjunta da Secretria do Estado de Direitos Humanos; pela coordenadora do curso de Serviço Social da Católica, professora Me. Salette Marinho de Sá; pela acadêmica Ayana Uwimana, representante do movimento estudantil e pelo presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Valdereis Freitas Souza.

“Faz-se necessário que formemos bem o profissional do Serviço Social, pois os levamos para uma posição crítica, em que criamos um ponto de reflexão sobre os contextos ligados ao preconceito e ao rascimo, a fim de combatê-los, já que nosso comprimisso é com as temáticas públicas”, disse Salette.

Para a acadêmica convidada é de fundamental importância que o movimento estudantil faça parte de atividades como a Semana de Serviço Social. “Com eventos como esse podemos refletir sobre nossas ações, entender que devemos aceitar o diferente e criar estratégias de combate ao preconceito”, relatou.

A professora Dra. Dirce Harue Koga ministrou a palestra com o tema “Assistente Social: Atribuições, competências e defesa de políticas públicas”, acompanhada da mediadora professora Elisa Cléia Nobre, secretária adjunta da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast). “Devemos focar em três pontos durante toda a palestra que é o cenário das políticas públicas no Brasil, o chão em que elas estão alicerçadas e os desafios que enfrentamos enquanto profissionais”, comentou Dirce.

Na noite de ontem (20), uma mesa-redonda que discutiu sobre o tema “A questão indígena e a garantia de direitos”, foi composta pela professora Me. Edineide Bernardo; Dr. Emerson Kalif, procurador da República; Carlos Nicodemos, representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, juntamente com a mediadora professora Estela Marcia Scandola, do curso de Serviço Social da UCDB.

Para o encerramento está programado um debate com o tema “A identidade étnica e o enfrentamento à desigualdade racial”, ministrado pela a professora Dra. Laura Santos, da Unigran, juntamente com o professor Dr. Neimar Souza, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Mais informações sobre a semana do curso de Serviço Social podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3464.