"Verdades e Mentiras do Direito" é tema discutido durante abertura da Semana Jurídica

07/10/2015 - 7:00 - Graduação

Fonte: Kamilla Arguello

Abertura acontece no anfiteatro

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

A abertura oficial da Semana Jurídica, promovida pelo Diretório Acadêmico Clóvis Beviláqua (Daclobe), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), foi realizado ontem (5), no Anfiteatro do bloco C, destinado aos acadêmicos de Direito da Católica e de outras instituições de ensino.

O professor Carlos Ibanez, Graduado pela Mackenzie, doutorando da PUC-SP, advogado e professor Universitário, deu início ao evento com a palestra “Verdades e Mentiras do Direito”. “Dentro da nossa profissão de advogados, consistem duas verdades, real e moral. É preciso saber acompanhar cada fato para defendê-las, pois tem um seguimento, o fato e o fato jurídico. Dentro do tribunal de júri é necessário trazer essa defesa em forma plena, respeitando todas as leis. Esse processo se aprende na faculdade de forma teórica e prática”, relatou Dr. Carlos Ibanez.

A acadêmica do 6º semestre, Larissa Emanuelly Duttra comentou: “A realidade que um profissional da área nos traz é diferente de um professor universitário, pois ele esta convivendo com casos diferentes, tem uma bagagem de defesas e conquistas na justiça que levam muito aprendizado, escutamos casos aqui que nos deixam de boca aberta, muitos nos levam a pensar se devemos defender, seguindo a moral ou ser ético e seguir nossos ideais, recusando a defesa.

Na quarta-feira (6) as atividades começaram às 7h30 com a palestra “O Direito Penal Contemporâneo e o Garantismo Parcial Brasileiro”, ministrada pelo membro da Escola de Altos Estudos em Ciências Criminais, promotor de Justiça Fernando Zaupa. Às 9h30 oconteceu o final do I Concurso de Artigos Científicos 2015. Na parte da noite a palestra “Mentiram para mim sobre o desarmamento”, ministrada pelo especialista em segurança pública líder do Movimento Viva Brasil, Bene Barbosa, iniciou às 19h. E, às 21h, foi realizado o final do II Concurso de Oratória 2015.

Hoje (7), o encerrando tem início às 7h30 acontece a palestra “Direito Penal Norte Americano”, ministrada pelo autor do Blog “Legal de Direito e Tecnologia”, da revista INFO, e sócio fundador do Instituto Nomos, professor Me. Spencer Toth Sydow. Às 9h, o presidente do Conselho de Direito Penal da OAB de SP, docente em Direito Penal pela Universidade de São Paulo e vice-presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, professor Dr. Alamiro Velludo, ministrará a palestra “Tem Futuro a Pena de Prisão?”. E por fim às 19h acontece o Júri-Simulado com apresentação teatral.

Mais informações sobre a Semana Jurídica podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3490.