Uso de células tronco e cólica equina são assuntos abordados hoje na Savet

11/09/2014 - 7:00 - Graduação

Fonte: Renata Prieto

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) continua hoje com as atividades da I Semana Veterinária (Savet), com palestras sobre uso de células tronco na medicina veterinária, com médica veterinária Michele Andrade de Barros, e cólica equina, com Dr. José Henrique Borges. Outros dois temas abordados serão “Os desafios e as oportunidades da produção de carne suína”, com o especialista Carlos Eduardo Carrijo Santos, e “Enfermidades tendinhas na espécie equina”, com Dra. Ana Garcia Alves Liz.

Durante a manhã de ontem, um dos temas abordados foi a leishmaniose. “Trata-se de um problema de saúde pública muito grande. Um em cada quatro cães têm a doença. Não é efetivo o método em que se utiliza a eutanásia, por dois fatores: leva a uma crueldade desnecessária  e não é um mecanismo eficaz. Nosso objetivo é suspender a eutanásia e gerar tratamento eficaz, o propósito e conscientizar aos acadêmicos e trabalhar para criar novos caminhos”, declarou o palestrante André Luis Soares da Fonseca.

A segunda palestra da manhã de ontem foi com Thatianna Camillo Pedroso, sobre hemoparasitoses. “Todos os animais têm parasitas no sangue, que podem comprometer a saúde e a área econômica, quando compromete a produção animal. Essa temática é muito importante porque o veterinário tem a formação e treinamento adequado para o diagnóstico, a identificação dos parasitas. Isso é uma constante na vida profissional e precisamos criar mais ferramentas para os futuros veterinários”.

O acadêmico Guilherme Barcellos, do 8º semestre de Medicina Veterinária, afirmou: “É muito importante que a UCDB, professores, acadêmicos, abracem esse tipo de evento. Estou participando da organização e está sendo muito gratificante, já que ajudou a estar mais focado e conhecer mais certas áreas, ferramentas, experiência e conhecimento”.

Mais informações pelo telefone (67) 3312-3514.