Tribunal de Argumentação debate constitucionalidade de delação premiada

24/11/2017 - 11:00 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Acadêmica durante argumentação de defensoria

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos do 2º semestre de Direito participaram, na quinta-feira (23), do Tribunal de Argumentação com o tema a “Constitucionalidade da Delação Premiada”, realizado no auditório Pe. Angel Adolfo Sanchéz y Sanchéz, localizado na biblioteca. Eles contaram com a orientação de acadêmicos de outros semestres, sob a supervisão da professora Maria Fernanda Borges Daniel de Alencastro.

Segundo a professora, o treinamento ajuda o futuro profissional a trabalhar a oralidade, a falar em público, a persuasão por meio de debates. “Ninguém nasce completamente competente. Vai formando ao longo dos anos”, explicou.

Na atividade, acadêmicos se dividem entre promotoria e defensoria para apresentarem os argumentos sobre o tema que debatiam. A promotoria fez um breve histórico sobre colaboração e delação premiada, destacando que verdadeira traição institucionalizada, pois argumenta que o delator pode sair impune do crime cometido.

Já a defensoria pontuou que sem a delação premiada quando tempo demoraríamos para chegar ao que está sendo visto hoje, com a descoberta de tamanha corrupção. Lembraram ainda dados do Ministério Público Federal de que somente na operação Lava-Jato  foram efetuados 158 acordo de delação premiada, promovendo a recuperação de R$ 10,3 bilhões, além de mais de 100 condenados e 27 presos.

O objetivo do Tribunal de Argumentação é que cada parte convença o corpo de jurados sobre a constitucionalidade do tema.