Som de Marcelo Loureiro marca ação beneficente da UCDB em prol do tratamento de pessoas com câncer

01/11/2017 - 7:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Com ritmos sul-mato-grossenses, peruanos e argentinos, o instrumentista Marcelo Loureiro proporcionou para o público uma viagem musical pela América Latina. A apresentação, realizada na noite desta terça-feira (31) no anfiteatro do bloco A da Universidade Católica Dom Bosco, compôs a “Noite cultural em apoio ao tratamento das pessoas com câncer”.

“Fui convidado pela professora Eliny Salazar e aceitei participar porque sei da importância da prevenção. Tive câncer com 19 anos, um linfoma; foram três anos de tratamento com quimioterapia e radioterapia e, após cinco de acompanhamento, fui considerado curado. Isso foi um aprendizado para a minha vida”, comentou Marcelo.

No último dia de Outubro Rosa, o evento beneficente promovido pelo curso de Enfermagem da Católica, veio para fechar o mês de ações voltadas para a prevenção ao câncer de mama. Quem participou levou um quilo de alimento não perecível ou um pacote de fraldas descartáveis, itens que serão doados para a Rede Feminina de Combate ao Câncer — instituição que auxilia as pacientes do Hospital de Câncer Alfredo Abrão em Campo Grande com o fornecimento de perucas, lenços, sutiãs com próteses, cestas básicas e também oferece alimentação e estadia para quem é do interior e busca tratamento na capital.

Além da apresentação musical, também foi realizada uma palestra durante o evento. A enfermeira Angelita Fernandes Druzian fez um depoimento e expôs as barreiras enfrentadas na luta contra o câncer de mama. Após o descobrimento da doença, foram quatro sessões de quimioterapia e agora está na fase de manutenção.

“O diagnóstico precoce é o segredo do sucesso, por isso as pessoas precisam se cuidar. É necessário fazer o autoexame e check-ups rotineiramente, pois quanto mais cedo a doença é diagnosticada maior é a chance de cura”, alertou Angelita.

Ciclo de palestras Novembro Azul

Nesta quarta-feira (1º), o curso de Enfermagem da UCDB começa a promover ações em alusão ao Novembro Azul — mês de prevenção ao câncer de próstata. Uma dessas iniciativas é um ciclo de palestras que será realizado durante todo o dia de hoje.

No anfiteatro do bloco A, a partir das 8h, serão abordados dois temas “Saúde Mental” e “Avanços na política do homem. Já no período da tarde, das 14h às 16h30, outros dois assuntos vão ser expostos por especialistas “Câncer de próstata” e “Agravos na saúde do homem”. Confira a programação completa da ação, por meio do site da UCDB, basta clicar aqui.