Roda de conversa sobre reforma do ensino médio abre Semana da Desconstrução

18/04/2017 - 7:00 - Graduação

Fonte: Valesca Consolaro, Bianka Macário e Ariane Nogueira

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Começou nesta segunda-feira (17) a Semana da Desconstrução — rodas de conversas, debates e palestras que abordam temas relevantes socialmente, mas pouco discutidos no cotidiano. A ação é promovida pelo Centro Acadêmico de Psicologia e segue até quinta-feira (20). Cada encontro é realizado nas salas de aula do bloco B do campus Tamandaré e pretende gerar reflexão por parte dos acadêmicos.

“Ao abordar os  temas não trabalhados no dia a dia, pretendemos fugir das técnicas da graduação e fazer com que o alunos expanda horizontes e obtenha uma visão mais subjetiva desses assuntos”, comentou Mariany de Jesus Miranda, presidente do Centro Acadêmico de Psicologia sobre a importância dessas discussões dentro da universidade.

Reforma do ensino médio foi o primeiro tema abordado pelos universitários durante a primeira mesa-redonda. Debate foi moderado pelo professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dr. Antônio Carlos do Nascimento, autor de pesquisas na área de educação, psicologia e subjetividade, trabalho e diversidade social.

Discussão levantou assuntos de relevância política e social. Além disso, o grupo também abordou acontecimentos históricos brasileiros que contribuíram para a atual situação do país. Em seguida, foi discutida a importância do tema principal e o que o ensino médio representa e de que forma esse período influencia os jovens a ingressarem, ou não, na universidade.

Programação Semana da Desconstrução

Na terça-feira (18), às 14h, a discussão será com a Me. Estela Scandola, membro do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas pela Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos. Ela vai falar sobre “Feminismo: você realmente sabe o que é?”.

Já na quarta-feira (19), o tema abordado será “Transfobia e seus impactos no cotidiano”. Às 17h, o professor da UFMS, Dr. Tiago Duque vai falar sobre o assunto. A última mesa-redonda prevista pela Semana da Desconstrução será realizada na quinta-feira (20), às 14h, quando será discutido o tema “A Cultura do ódio na atualidade”. Para obter mais informações ligue (67) 3312-3456.