Relação da arquitetura com o homem é tema abordado pela VI Arquitetura é Arte

05/10/2017 - 11:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes e Brenda Oliveira

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Segue até sexta-feira (6/10) a VI Arquitetura é Arte, exposição organizada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo em parceria com o Setor de Cultura e Arte da na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Compõem a mostra, aproximadamente mil peças como fotografias, desenhos, banners e maquetes produzidas pelos acadêmicos. Os trabalhos estão expostos nos saguão do bloco C do campus Tamandaré e a visitação é aberta ao público.

Nesta sexta edição, a exposição artística aborda o tema “Arquitetura sem o homem é como o corpo sem a alma”. “Cada item exposto apresenta a interação da arquitetura com o ser humano. Os banners, por exemplo, apresentam os bens tombados como patrimônio pela Unesco no Brasil. Já as maquetes são voltadas para as estruturas arquitetônicas tradicionais de diferentes povos, como gregos, romanos e até mesmo os iglus. A proposta é difundir a ideia de que a arquitetura só é arquitetura se o homem a utilizar, mas a cima de tudo, é arte”, esclareceu o coordenador do Setor de Cultura e Arte da UCDB, Me. Roberto Figueiredo.

Professor Roberto foi um dos idealizadores do projeto e pontuou o crescimento da mostra com o passar dos anos. Segundo ele, no início a exposição era uma forma de divulgação do curso e funcionava apenas como uma extensão da disciplina “Estética e História da Arte”, mas com o passar dos anos outros professores aderiram a iniciativa e além de expandir, a qualidade dos trabalhos também evoluiu.

“É interessante a evolução desse evento por ser o projeto mais antigo do curso e é visível o aprimoramento durante as seis edições. Os acadêmicos interagem cada vez mais com o fato de que a Arquitetura é uma arte, o nome da mostra é bem sugestivo, pois cada estrutura tem um toque estético e carrega as influencias de quem a criou”, comentou Roberto.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica