Projeto Terapêutico Singular promove assistência à saúde para a população

26/06/2017 - 13:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Alunos do 7º semestre de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) apresentaram, na sexta-feira (23), os trabalhos realizados durante o semestre por meio do Projeto Terapêutico Singular, atividade desenvolvida na disciplina “Integrada 5” e coordenada pela professora Eliny Salazar.

O projeto acontece desde 2011 e estimula os alunos a executarem a metodologia de atenção aos cuidados básicos de uma pessoa ou família, de modo que eles tracem quais tipos de assistência os pacientes precisam e de que forma esse atendimento deve ser feito.

De acordo com a professora Eliny, para estimular o protagonismo estudantil e também a liderança entre os acadêmicos, são os próprios alunos que escolhem as famílias de forma aleatória. Ela explicou que normalmente o primeiro contato com os pacientes em potenciais é na Clínica-Escola, onde os acadêmicos realizam atendimentos supervisionados e criam um vinculo com eles. Apesar disso, há quem queira ajudar pessoas da comunidade ou conhecidos.

“Nós deixamos livre a escolha do paciente para que os alunos tenham essa visão de análise clínica e da  importância do trabalho multidisciplinar. Nós queremos que o acadêmico tome a iniciativa de buscar pessoas que realmente necessitem entrar no projeto, já que a disciplina é uma base das políticas públicas de saúde, então não é focada em nenhum tratamento e se resume em cuidados básicos como na alimentação, na administração do medicamento, na prescrição e melhora de posição e na aferição de sinais vitais, por exemplo”, esclareceu Eliny.

Assim que a família que necessita do apoio é selecionada, os acadêmicos acionam os orientadores. Se houver condições de prestar o atendimento, há um estudo de caso e, juntos, acadêmicos e docentes discutem a melhor forma de intervenção farmacêutica e fitoterápica. A partir daí, os alunos passam a orientar e prestar assistência à família. Durante todo o processo, a evolução de cada caso e o trabalho realizado pelos acadêmicos foi acompanhado pelo corpo docente da UCDB.

 
Texto sob supervisão de Natalie Malulei