Projeto de acadêmicos de Arquitetura da UCDB é publicado em revista nacional da área

02/10/2017 - 7:00 - Graduação

Fonte: Gabrielly Gonzalez

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Projeto desenvolvido por alunos do 7º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foi publicado no Top 3 da revista acadêmica Genoa.estudantes — publicação digital gratuita voltada para divulgar os melhores projetos arquitetônicos desenvolvidos em todas as instituições de ensino superior do Brasil.

O trabalho publicado consistiu em um edifício multiuso, elaborado pelos acadêmicos Diego Luís Gomes Domingues, Maria Luísa da Silva Fernandes e Rodrigo Rocha durante a disciplina “Projeto Arquitetônico do Espaço Coletivo II”, do professor Roberson Sloma Motter. Um dos objetivos dos acadêmicos era criar um prédio que se tornasse um ponto de referência na cidade, de forma que valorizasse o local, e assim, pudesse atrair as pessoas e o comércio.

Como todo material gráfico publicado pela Genoa.estudantes é fornecido pelos próprios alunos de várias universidades do país e passam por uma seleção, os acadêmicos da Católica precisaram esclarecer o intuito do projeto e como ele foi desenvolvido. O trio explicou para a revista que a estrutura sustentada por quatro pilares 1x1 — forma do edifício, foi baseada na solução do arquiteto Paulo Mendes Rocha para o novo prédio do Sesc, em São Paulo.

Após ter o trabalho publicado, em entrevista para a Genoa.estudantes, os alunos falaram sobre a satisfação de ter finalizado a proposta com êxito: “Quando terminamos o projeto, estávamos bem satisfeitos e orgulhosos do trabalho que realizamos, sabíamos que tínhamos conseguido fazer o que foi proposto por nós mesmos. Havia aquele brilho no olhar e a sensação de missão cumprida. Esse foi um projeto que marcou a nossa trajetória na Universidade”.

Para o coordenador do curso, Alessandro Campos, a participação dos acadêmicos em concursos ou publicações é de extrema importância no desenvolvimento das habilidades projetuais. Além disso, essa também é uma forma de se destacar e atender as exigências do mercado, já que é preciso apresentar um portfólio com projetos desenvolvidos para as empresas na hora de concorrer à uma vaga.

“Ter um projeto publicado em uma revista nacional estimula não somente os acadêmicos que o desenvolveram, mas a comunidade acadêmica como um todo, pois outros alunos começam a projetar algo que possa ser factível e também possa ser divulgado fora da Universidade”, concluiu Alessandro.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.