Programas de TV são produzidos e apresentados ao vivo por acadêmicos da UCDB

01/09/2016 - 11:00 - Graduação

Fonte: Gabriel Bittar

Programa Deu certo apresentado por acadêmicos de Jornalismo

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Com iniciativa docente visando à assimilação dos conteúdos na prática dos acadêmicos do curso de Comunicação Social em estúdio de gravação, os acadêmicos do 4º, 6º e 8º semestres trabalham programas televisivos no Laboratório de Comunicação (Labcom) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em diferentes disciplinas. A professora Me. Cristina Ramos da Silva Ribeiro é a organizadora e orientadora das atividades.

 “O programa ‘Televivo’ é realizado com as turmas de Jornalismo do 7º semestre, e no semestre 2016-A foi transmitido ao vivo; sua publicação se deu tanto na internet quanto na TV Universitária e foi a primeira transmissão ao vivo, tendo sido feita no começo do ano. O ‘Deu Certo’, por sua vez, é da disciplina de Comunicação Multimídia, realizado pela turma de 4º semestre do curso de Comunicação Social e sua primeira temporada deste ano está sendo transmitida ao vivo; o programa já existe desde 2012 com temporadas que faziam parte da disciplina de Gestão e Empreendedorismo e da própria Comunicação Multimídia no terceiro e no quarto semestres”, destacou a professora Me. Cristina Ramos.

Segundo Cristina, é importante que haja um programa como este para documentar e expor casos de sucesso na comunicação social e, ao mesmo tempo, colocar a experiência da prática para os alunos. “No jornalismo estamos sempre experimentando junto aos alunos, discutindo assuntos da teoria junto aos profissionais. No Deu Certo, por exemplo, documentamos a história de sucesso dessas pessoas da área de comunicação e de empreendedores e pessoal da comunicação multimídia e passamos aos alunos essa vivência; são histórias de mais de 120 pessoas daqui de Mato Grosso do Sul e estão todas disponíveis no canal ‘Jornalismo UCDB’, do YouTube.

“Nossos acadêmicos estão experimentando fazer, produzir, apresentar e roteirizar o programa ao vivo, tudo nos estúdios do Labcom, e com isso é possível trazer outras dinâmicas, outras técnicas para eles irem trabalhando. A nota é vinculada à técnica e, além disso, eles buscam a audiência, então trabalham a campanha de divulgação, as chamadas... Os que tiverem mais audiência recebem pontos extras pela dedicação”, aponta Cristina sobre a didática aplicada às atividades.

Outro programa que também passa a ser realizado ao vivo pelos acadêmicos de Comunicação Social é o Joga na Roda. Criado em 2014, o programa está na terceira temporada e faz parte da disciplina de Jornalismo Especializado; a ideia é discutir temas da disciplina com profissionais. O primeiro programa discutiu o jornalismo esportivo, e outro já está agendado tratando sobre o jornalismo rural no dia 29 de setembro. Além disso, temas como o jornalismo investigativo e jornalismo cultural estão sendo discutidos. “O Joga na Roda fala sobre as rotinas, as práticas, os estigmas que essas formas de fazer o jornalismo vivenciam na atualidade”, afirma a professora.

O programa Deu Certo, que acontece todas as terças-feiras às 10h, está em sua décima temporada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3312-3480 ou pelo canal de YouTube,  Jornalismo UCDB.