Professoras da UCDB participam de debates no XXIV Congresso da Abraplip

22/10/2013 - 8:30 - Graduação

Fonte: Fernanda Reis

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Continuam hoje (22), as atividades do XXIV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa, realizado na UCDB Centro, com mesas semi-plenárias e a participação das docentes da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Maria Cristina Paniago Lopes, Neli Porto Soares Betoni e Angela Cristina do Rego Catonio.

A programação tem início às 9h, com a mesa semi-plenária mediada por Lilian Jacoto (USP/NELLPE) com a participação de Jerónimo Pizarro Jaramillo (Universidad de Los Andes, da Colômbia), que fala sobre “Fernando Pessoa, outra vez por conhecer” e de Patricio Ferrari, da Argentina, que aborda “Metros e Ritmos Poéticos na Formação dos Estilos Literários de Fernando Pessoa”. A outra semi-plenária é mediada por Wellington Furtado Ramos (UFMS/USP), com participação de Maria Teresa Nascimento e Petar Petrov, de universidades portuguesas, que discorrerão sobre “A fortuna de um gênero: vozes e diálogos em intersecção” e “A condição pós-moderna em questão: Ensaio sobre a cegueira e Ensaio sobre a lucidez, de José Saramago”, respectivamente.

UCDB

No período vespertino, a partir das 13h30, acontece discussões sobre “Novas perspectivas para a dramaturgia portuguesa do século XVI”, com participação de Clarice Zamonaro Cortez (UEM), Maria do Amparo Tavares Maleval (UERJ/CNPq) e Márcio Ricardo Coelho Muniz.

No mesmo horário, o mediador Danglei de Castro Pereira (UEMS/NEHMS) coordena os debates entre as professoras da UCDB Maria Cristina Paniago (UCDB), Neli Porto Soares Betoni e Angela Cristina do Rego Catonio. A programação de hoje encerra-se com lançamento de livros.

Amanhã (23), a coordenadora do curso de Letras da Católcia, Neli Porto, media mesa semi-plenária com participação de Clarice Zamonaro Cortez, Maria Natália Ferreira Gomes Thimótheo e Rosana Gonçalves, ambas da Unicentro, a partir das 9h30. No período da tarde, às 16h, o grupo teatral Senta que o Leão é Manso, da UCDB, apresenta a peça “O Marinheiro”, baseada na obra de Fernando Pessoa. O evento segue até o dia 25.

Mais informações pelo telefone (67) 3312-3421.