Professor da USP ministra palestra para acadêmicos das Engenharias e Arquitetura da UCDB

25/10/2017 - 9:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos de Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Ambiental e Arquitetura participaram na manhã desta terça-feira (24) de uma palestra ministrada pelo professor da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) Nelson Aoki.

Na data, o especialista que está em Campo Grande para participar do IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão — Saberes em Ação, conversou com os acadêmicos sobre “O que é ser engenheiro?” e durante a palestra também fez uma explanação a respeito da análise de ruínas de pontes.

No diálogo com os alunos das engenharias e arquitetura, Nelson expôs que está na terceira fase como engenheiro. Ele pontuou que já trabalhou como profissional agente na área, depois como professor e agora atua como propagador das experiências que viveu com o intuito de inspirar os jovens e futuros profissionais por meio de palestras.

Em relação ao conteúdo que domina, Nelson citou exemplos de obras das quais participou e fez análise de ruína das estruturas de fundação para que as acadêmicos que participam da disciplina “Fundações e sistemas estruturais” pudessem compreender melhor como os processos acontecem na prática.

Como é especialista em fornecer consultorias não só na parte de construção, mas também em situações de acidentes, por exemplo, o rompimento da barragem que causou um desastre ambiental em Mariana, Nelson explicou as técnicas que utiliza para previsão de riscos e a importância deste trabalho para todos os tipos de construção.

Durante o Saberes em Ação, na quarta-feira (25), às 19h, professor Nelson participará de uma mesa redonda no anfiteatro do bloco A sobre “Eficiência energética em obras e riscos de fundações”. Também participam da discussão o coordenador do cursos de Engenharia Civil e Engenharia Sanitária e Ambiental da UCDB, Dr. Fernando Jorge Corrêa Magalhães Filho e o professor de Engenharia Civil da Católica Marcus Rachid.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.