Políticas públicas voltadas para controle de endemias vetoriais em Campo Grande é tema de palestra

22/11/2017 - 11:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Representante da coordenadoria de controle de endemias vetoriais, Eliasze Luizo Guimarães

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

O representante da coordenadoria de controle de endemias vetoriais, Eliasze Luizo Guimarães, veio à Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) na segunda-feira (20) para ministrar palestra com o tema “Políticas públicas voltadas para controle de endemias vetoriais em Campo Grande”.

O coordenador focou-se em explicar como funciona o CCEV e a estruturação das políticas em relação principalmente à leishmaniose, dengue e a chikungunya, e em sensibilizar as pessoas para a importância da participação da população para controlar essas doenças.  

“Às vezes a pessoa não sabe como funciona o sistema, ou ela tem coleta de lixo em casa, mas ela não coloca no horário certo, ou ela não coloca da forma correta, ou apenas joga o lixo no terreno do vizinho e todos esses fatores contribuem para um ambiente mais que favorável para essas doenças” explica Eliasze.

Ele acredita que a falta de educação da população e a falta de sensibilidade são os principais motivos para essa falta de cuidado das pessoas e que é sorte não termos tido uma epidemia ainda, com tantos reservatórios e ambientes propícios.

“Nós estamos em uma época de calmaria, mas nosso futuro não é animador. Enquanto não acontecer com alguém próximo ou com eles mesmos, parece que as pessoas não vão se conscientizar. Eu estou aqui para tentar mudar isso”, explica o profissional.

É primeira vez que a Católica consegue trazer representante da secretaria para debater a respeito das políticas que são desenvolvidas no município e também a importância do cidadão para contribuir com isso. A responsável pelo evento, Ana Paula Silvia Teles, acredita que nunca conseguiremos erradicar, ou pelo menos controlar essas doenças que já consideradas endêmicas na região, se não tivermos uma participação da população. 

“Além disso, para os alunos que terão a oportunidade de trabalhar nessa área, é importante conhecer como o município desenvolve essas atividades”, finaliza ela. 

Texto sob a supervisão de Gilmar Hernandes