Pesquisa é tema de encontro entre acadêmicos das licenciaturas e profissionais da área

20/03/2018 - 7:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

“Diferentes discursos de pesquisas: do ensino fundamental à pós-graduação” foi tema do encontro que reuniu os acadêmicos de todos os cursos de licenciaturas da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) na noite desta segunda-feira (19), no anfiteatro da Biblioteca Pe. Félix Zavataro.

Com o intuito de promover a integração entre as graduações e também fazer com que os acadêmicos compreendam que, quando forem professores, existem diversas maneiras e possibilidades de incentivar a pesquisa, independentemente da idade ou condição do aluno, vários docentes e estudantes do ensino fundamental e médio foram convidados para falarem dos trabalhos realizado nas escolas.

Da escola Gappe, o professor Carlos de Melo Vasque Júnior expôs o trabalho de iniciação científica que começou há cinco anos e inclui desde projetos de robótica à formação de equipes para as olímpiadas brasileiras de matemática.  Ele explicou que, às vezes, existem barreiras para desenvolver esses trabalhos, mas é preciso buscar formas de ultrapassá-las: “Devemos buscar recursos, novidades, para que os alunos tenham a oportunidade de fazer pesquisa e ciência de uma forma divertida e diferente”.

Dentro desse trabalho realizado, há o clube de astronomia composto hoje por 53 alunos, um deles, o estudante Luís Felipe Pimenta de Souza, de 11 anos, também esteve presente para conversar com os acadêmicos. Na data, ele mostrou um desenho que fez para ser um emblema de um experimento espacial, após vencer o concurso “Arte espacial Garatea”, a produção feita por ele foi enviada para a Agência Espacial Americana — NASA.

Segundo o professor Rafael Stevams, que lidera o clube de astronomia da escola, a experiência que Luíz traz mostra que é possível inserir alunos mais novos no mundo da pesquisa. “Devemos instigar a curiosidade deles, enquanto docentes, pois o experimento e a metodologia científica nascem a partir do momento que você busca algo novo ou quer entender o porquê de alguma coisa.  É um trabalho lúdico, os pequenos procuram novos caminhos da ciência por meio da diversão”, pontuou.

Na mesma noite, o aluno do colégio Nova Escola Fabrício Pupo Antunes, de 14 anos apresentou a pesquisa que desenvolveu e foi vencedora na área de Ciências Humanas da Febrace — Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, realizada pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalho feito por Fabrício teve como tema: “Estudo sobre sexo, gênero e orientação sexual a partir da análise da obra A garota dinamarquesa de David Ebershoff”.

Além dos convidados do ensino básico, duas egressas do curso de Letras da UCDB, Jennifer Gonçalves e Ana Paula Simões, foram convidadas para conversarem com os alunos sobre as experiências adquiridas. De acordo com a professora da UCDB Maria Cristina Paniago, que promoveu o encontro entre os acadêmicos, profissionais e alunos da educação básica, esse contato com outras realidades é muito importante para quem ainda está na graduação: “Essa vivência vai servir para que os acadêmicos tornem-se ótimos professores e incentivem a pesquisa no meio em que estiverem e também para que eles mesmos continuem a estudar e melhorem enquanto pesquisadores.