Palestras dinâmicas expõem aos acadêmicos o que é o Design na prática

22/03/2017 - 7:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Dinamismo ao abordar áreas de atuação dentro do Design marcou a aula magna promovida pelo curso da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na noite desta terça-feira (21), intitulada Design na prática. Foram convidados cinco palestrantes e, cada um, teve cerca de 15 minutos para passar a mensagem aos participantes a respeito do tema escolhido.

A ideia, segundo a coordenadora do curso, Maria Helena Benites, foi inspirada no I TransDesign, realizado em novembro do ano passado, em que a mesma estratégia foi adotada e fez muito sucesso entre os acadêmicos. Dessa vez, por ser uma aula para recepcionar os calouros, a proposta foi inspirá-los ao apresentar egressos do curso de Design que hoje atuam no mercado. “Dos cinco palestrantes, um é professor da UCDB e os demais são todos ex-alunos. Quisemos mostrar a qualidade de ensino da Católica e, além disso, incentivá-los a se dedicar para que no futuro se tornem profissionais de sucesso como eles”, explicou a coordenadora.

Cada egresso da UCDB pode falar a respeito da experiência vivida e também um pouco da área que atua. Camila Ferreira de Andrade concluiu a graduação em Design pela Católica em 2006 e, por trabalhar como diretora de arte na agência Agilità Propaganda, falou sobre o Design na publicidade. Já os ex-acadêmicos Ale Maciell e Wagner Paes trabalham na Kosmo — Studio de design gráfico e web design; os dois abordaram o tema Trabalho sob demanda: Ajuste ao trabalho.

Jamal Charanek, formado em Design em 2012 pela UCDB, também foi um dos convidados para participar do evento. Atualmente, ele trabalha na Just Works, empresa que desenvolve aplicativos para celular e conversou com os alunos sobre design de interfaces. “Tudo aquilo que abrange um ser humano e uma máquina é o designer de interfaces. Esse conceito está presente em vários meios virtuais, seja um aplicativo, um site ou um jogo e, hoje, com a quantidade de conceitos surgindo é importante falar sobre o assunto. Por isso, busquei expor como isso é na prática, as formas de trabalho e a interação com o cliente”, esclareceu.

Além dos ex-alunos da Católica, o professor Dr. Eduardo Gonçalves também foi convidado para falar com os alunos. Biólogo e paisagista, atua na Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Católica Dom Bosco – S-Inova e, por isso, abordou o tema A arte de empreender. “Apesar do que as pessoas pensam, a crise é o melhor momento para empreender porque até nas áreas que já existem, o que é oferecido já está nivelado, então é um boa hora pra começar e, além disso, as pessoas estão esperando novas ideias”, expôs Eduardo.  

Quem participou do ciclo de palestras afirmou que o evento cumpriu o objetivo proposto. Segundo João Felipe Abrahan, acadêmico do 5º semestre de Design, além de inspirar os jovens, o conhecimento passado pelos profissionais vai ajudá-los no futuro. “Uma das coisas importantes dessas apresentações é mostrar como está o mercado além da faculdade, porque a vida universitária é o início do trabalho e, quando sairmos daqui, vamos ter que encarar outros desafios, então esse contato com profissionais é uma forma de se preparar pra isso”, concluiu João.