Palestra sobre “Neo-escolástica” abriu a 34ª Semana Filosófica da UCDB

19/09/2017 - 7:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

“As influências da Idade Média na Contemporaneidade” é tema 34ª Semana Filosófica da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O evento foi aberto com uma solenidade, na noite desta segunda-feira (18), no anfiteatro do bloco B do campus Tamandaré, e contou com a participação do arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa. Ele integrou a mesa junto com os professores de Filosofia da UCDB Dr. Josemar de Campos Maciel, Me. Márcio Trevisan e com o coordenador do curso Me. Victor Hugo de Oliveira Marques.

Nesta edição da Semana Filosófica a proposta é resgatar antigos conceitos da filosofia com o intuito de formular um pensamento atual sobre questões pertinentes à sociedade. “Escolhemos a fundamentação medieval porque vivemos em um mundo atualmente deslocado, sem centro, com crises éticas e perda de valores — ao contrário da Idade Média, quando houve muita clareza do que era importante para a sociedade. Com base nisso, entendemos que retomar esses conceitos pode ser uma forma de rever o que perdemos, onde foi que erramos e de que forma devemos caminhar daqui pra frente”, pontuou o coordenador do curso da UCDB, Victor Hugo.

Para conduzir essa análise dos conceitos da Idade Média, a primeira palestra realizada pela Semana Filosófica abordou a “Introdução a Neo-escolástica” — uma corrente filosófica contemporânea que propõe uma reflexão do período medieval sem negar o diálogo com a modernidade e contemporaneidade.

Como no Brasil a neo-escolástica é pouco estudada, o professor da Universidad Pontificia Bolivariana (UPB), de Medelin (Colômbia), Dr. Gonzalo Soto Posada foi convidado para falar sobre o tema com os participantes do evento. Ele é especialista no assunto e pontuou como a corrente filosófica pode contribuir para situações atuais, como exemplo, a política.

Diante do cenário político brasileiro marcado por escândalos de corrupção, Dr. Gonzalo enfatizou a necessidade de resgatar valores e citou São Tomás de Aquino considerado “príncipe da escolástica”: “Em regime dos príncipes o padre trata a política e insiste muito que os governantes sejam honestos, descentes e estejam em função do bem público. Se não cumprem esse serviço que deixem o papel de governantes”.

A Semana Filosófica segue até sábado (23) e promoverá no período noturno (19h30 às 22h) outras três palestras e uma mesa-redonda que também contarão com a participação do Dr. Gonzalo. Os temas abordados pelo especialista são:  “Influências na Educação”, “Influências nas Ciências”, “Influências na Teologia” e “A Volta da Direita no Cenário Político Mundial. Uma Nova Idade Média?”.

Haverá atividades, também, durante a manhã (7h30 às 12h), com comunicações orais, para que os acadêmicos possam apresentar trabalhos desenvolvidos. Confira a programação completa do evento no site da UCDB, basta clicar aqui. Para mais informações entre em contato com a coordenação do curso de Filosofia da UCDB pelo número (67) 3312-3415.