Palestra orienta acadêmicos sobre atendimento à saúde pública indígena

03/04/2017 - 7:00 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Enfermeira Evelin Mendonça Loubet explica atuação do DSEI

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos do 3º semestre dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição participaram, na sexta-feira pela manhã (31 de março), da palestra "Saúde da População Indígena", com os enfermeiros Evelin Mendonça Loubet e Newton Gonçalves de Figueiredo, ambos do Distrito Sanitário Especial Indígena do Mato Grosso do Sul (DSEI). A atividade faz parte de uma série de palestras que integram a disciplina Políticas Públicas de Saúde III.

Segundo a professora Eliny Salazan, o objetivo é abordar como as políticas de saúde da população indígena estão sendo implementadas no Estado. “Temos que orientar os alunos a respeito das políticas de atenção básica vigente no País e em nosso Estado, da qual faz parte estudar as políticas públicas para a saúde da população indígena”, explica.

A enfermeira Evelin Mendonça  explica que o objetivo do trabalho desenvolvido na DSEI é levar a atenção básica para dentro das terras indígenas, assim como o serviço de edificações e saneamento. “Atendemos 70 mil índios de oito etnias [Atikum, Guarani Kaiowá, Guarani Ñandeva, Guató, Kadiwéu, Kiniquinau, Ofaié-Xavante e Terena] em 31 municípios de Mato Grosso do Sul, divididos em 75 aldeias, atendendo cerca de 15 mil famílias”, explica.

Os palestrantes reforçaram a importância da inserção de novos profissionais no mercado de trabalho e também de conhecer as políticas públicas da saúde indígenas do Estado. Os estudantes conheceram um pouco da história do atendimento aos indígenas até a criação em 2010 da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).