Novo método de ensino em Psicologia permite a participação dos animais de estimação dos alunos

20/10/2016 - 9:00 - Graduação

Fonte: Ariane Nogueira

Alunos e os animais de estimação durante a aula

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

A primeira aula prática de ‘Psicologia Experimental Animal II’ com a participação de cães dos próprios alunos do curso de graduação em Psicologia da Católica, foi realizada na última terça-feira (18).

A disciplina é ministrada pela professora Dra. Heloisa Bruna Grubits há 19 anos e, tradicionalmente, utiliza-se de ratos albinos da linhagem Wistar nas aulas práticas. “O objetivo dessa nova metodologia é buscar qualidade e novos recursos didáticos, além de motivar os acadêmicos”, explica Heloísa. “A partir de agora, os alunos podem trazer seus cães para participarem das aulas práticas de condicionamento operante”.

Além de promover uma relação saudável entre cães e tutores, as aulas alertam para a necessidade de práticas responsáveis para com os animais. Essa nova possibilidade trazida, primeiramente, aos alunos da Turma A e B do 2° semestre de Psicologia, também promove a interação com o Mestrado e Doutorado em Psicologia. “As atividades práticas e de pesquisa nessa área surgiram a partir dos estudos desenvolvidos pelo Laboratório de Cognição, Aprendizagem e Interação Social” completou.

Acadêmicas da pós-graduação desenvolvem pesquisa e auxiliam durante as aulas práticas como parte de seus estudos. Atualmente, Dra. Thaize Reis tem como parte de seu pós-doutorado o acompanhamento das aulas e a mestranda Jaqueline de Andrade Torres desenvolve pesquisa sobre relações inter espécies. As duas realizam os estudos sob a orientação de Heloisa Bruna.

As aulas serão semanais e ocorrerão sempre às terças-feiras. Para obter mais informações ligue 3312 3605.

 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica