Negócios Digitais e Moeda Virtual é tema discutido em palestra na UCDB

16/02/2018 - 17:30 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Para auxiliar empresas e empresários a avaliarem os novos rumos do mercado digital e explicar como funcionam as moedas e negócios virtuais, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na quinta-feira (15) uma palestra com o empresário Lauriney Santos, fundador da  Bitminex.

Segundo a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Católica, professora Lucélia da Costa Nogueira Tashima, a intenção foi apresentar aos futuros profissionais as diferentes formas de empreender frente ao uso da tecnologia. "Empreendedorismo digital e inovação estão adotando criptomoeda como forma de pagamento e divulgação da marca. Essas e outras formas de negócios, aliados às boas práticas de gestão, marketing e propaganda permitem novas possibilidades criativas para empreender", explicou.

O empresário explanou por quase uma hora sobre o universo de criptomoedas, desde o surgimento, passando por questões técnicas e tecnológicas; o funcionamento de uma transação com moedas virtuais, até as projeções de crescimento do setor. Depois respondeu a várias perguntas dos acadêmicos.

Algumas estimativas das principais empresas do mercado apontam que existem mais de 16 milhões de bitcoins – a principal moeda virtual – em circulação pelo mundo e que só elas somem aproximadamente 16 bilhões de dólares. Esses e outros números geram uma expectativa: a de que países e governos, inclusive o Brasil, regulamentem as criptomoedas.

O acadêmico Carlos Franco, do curso de Publicidade e Propaganda, disse que a palestra foi importante para aumentar o conhecimento sobre essa realidade econômica. “Foi importante porque tem vários pontos que a maioria da população brasileira tem dúvida, então, ajudou a tirar algumas dúvidas e entender um pouco mais”.

Participaram do evento acadêmicos dos cursos de Administração, Design, Ciências Contábeis e Publicidade e Propaganda. "Assim aproximamos o acadêmico dos temas que estão gerando novas possibilidades de mercado. Precisamos prepará-lo para receber qualquer tipo de cliente e os mercados digitais estão aí e são um desafio, assim como as moedas digitais", destacou a coordenadora.

O empresário Lauriney Santos construiu sólida carreira em 16 anos nas principais empresas de bens de consumo do mundo e, no ano passado, dedicou-se em compreender o mercado de criptomoedas, conhecendo e visitando as principais empresas do setor na Ásia, América Latina e EUA. Graduado em Ciências Contábeis, MBA em Gestão Empresarial pela FGV e, atualmente, é pós-graduando em Executive Education Program in The Innovative Technology Leader at Stanford Business School.