Método de ensino da geopolítica é reinventado por docentes da UCDB e se transforma em um “quiz” sobre o tema

25/05/2017 - 12:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Entediante. Era assim que os acadêmicos de Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) definiam a aula de Geopolítica. Além de não ser adorada, a disciplina era uma das que os alunos tinham baixo desempenho. Uma realidade que mudou completamente este ano, graças à um projeto das docentes Dolores Pereira Coutinho, Carla Calarge e Giselle Marques de Araújo, que reinventou o método de ensino da disciplina.

Inspirado em jogos de tabuleiro como “Imagem e Ação” e “War”, as professoras desenvolveram o “Geopolítica Quiz”, uma forma divertida de fazer com que os alunos compreendam tanto a geopolítica clássica como o atual cenário mundial. Os universitários tiveram 15 dias para se preparar, ler reportagens e artigos científicos sobre o conteúdo e, nesta quarta-feira (24), jogaram o game pela primeira vez. Tanto a turma matutina quanto a noturna foi dividida em grupos de cinco acadêmicos para disputarem entre si. O vencedor foi premiado com um ponto na média.

“Todos foram muito receptivos, pessoas que já estão reprovadas em falta vieram pra jogar, um grupo não conseguiu terminar o jogo no tempo da aula e pediu pra ficar mais. Sem falar que as equipes colaboravam, davam dicas, faziam mímica e torciam pelos próprios colegas dentro do próprio grupo, então, foi algo bem mais colaborativo do que competitivo, e isso foi uma grande surpresa pra nós”, comemorou Dolores.

Vivência de aprendizado dos alunos desta forma mais descontraída foi o resultado de meses de trabalho. A reestruturação da disciplina começou no segundo semestre de 2016, quando as docentes deixaram um pouco de lado as aulas expositivas e apostaram na metodologia ativa. No momento em que chegaram no conceito do jogo, o layout começou a ser criado pela professora Carla: “A gente discutiu a estrutura e como eu sou formada em Comunicação Social, desenvolvi várias possíveis versões do material, até ter certeza de que era essa que a gente queria mesmo”.

Professoras contaram com o apoio de alunos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UCDB. Oito mestrandos e doutorandos que devem cumprir Estágio Docência, exigido por terem bolsa de estudos da Capes, foram introduzidos no projeto e ajudaram a elaborar o game.

Um deles foi Djmes Suguimoto, de 27 anos, que já defendeu a dissertação e recebeu o título de mestre em fevereiro de 2017, mas ainda sim, decidiu continuar com o trabalho que deve trazer mais embasamentos para próximo passo: o doutorado, que também pretende cursar na UCDB.  “Uma das visões que o Programa em Desenvolvimento Local da UCDB tem é formar um docente para o ensino superior, então estar em contato com essas metodologias ativas e com a reestruturação da disciplina que foi feita fez com que eu tivesse novas visões dentro da área de educação”, esclareceu Djames.

Jogabilidade do “Geopolítica Quiz”

Na prática o aluno joga um dado e o número que sair corresponde à quantidade de casas que ele vai andar se acertar a pergunta de uma das cartas que vai retirar do monte, antes de movimentar o peão. Caso a resposta esteja correta, ele avança. Ao invés de questões específicas sobre o conteúdo estudado, o acadêmico também pode ter que falar o nome do país representado por um determinado número no tabuleiro.  Ainda no tabuleiro, há alguns pontos de interrogação e se o jogador cair em um desses, tem de interpretar uma charge que representa um cenário mundial — se acertar, pode ganhar pontos extras. Ganha o jogo quem conseguir completar o tabuleiro primeiro.