Livro promovido pelo Tribunal do Trabalho é lançado em aula inaugural do curso de História

22/02/2017 - 8:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Desembargadores do TRT prestigiaram o lançamento da publicação

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Aula inaugural do curso de História voltada para receber veteranos e calouros de 2017 foi realizada na noite desta terça-feira (21) e se tornou palco para o lançamento do livro JT 24 no curso da História de Mato Grosso do Sul. A publicação, promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho do Estado (TRT/MS) por meio da 24ª promotoria, reúne artigos científicos produzidos por acadêmicos de universidades sul-mato-grossenses e destaca o trabalho realizado pelos alunos da UCDB.

“No livro há quatro artigos produzidos por acadêmicos da UCDB e ao meu ver ele vem para selar um ciclo, pois a cada ano outros alunos passam a desenvolver pesquisas aqui.  Sou muito grata ao TRT que fez um material online e agora lançou a publicação impressa, e também à universidade, que oferece boas condições pra gente trabalhar”, destacou a professora Dra. Maria Augusta Ferreira Castilho, coordenadora do projeto que promove a análise histórica dos processos trabalhistas do TRT/MS entre 1962 e 1984.

Todos os estudos que compõem a obra são resultado deste projeto desenvolvido graças a um convênio entre a 24ª promotoria do TRT/MS e as universidades, no qual o órgão fornece as instituições processos trabalhistas de décadas passadas para serem analisados. No caso da UCDB, este convênio existe desde 2008 e a instituição recebeu 14.435 processos de Corumbá para serem estudados por alunos de História e também de Direito.

Durante o lançamento da obra, entre os representantes do TRT/MS estava o presidente do comitê de Gestão Documental, desembargador Neri Sá e Silva de Azambuja, que ressaltou a importância dos projetos de pesquisa desenvolvidos nas universidades: “Essa memória que é resgatada graças ao que nós temos de arquivo dos nossos trabalhos do passado e que atualmente é analisada pelos acadêmicos serve justamente para que a gente avance no futuro sem repetir os mesmos erros e apresente para a sociedade um trabalho de melhor qualidade”.

Atualmente, além da professora Maria Augusta que coordena o projeto, as pesquisas são orientadas pela coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local, Dra. Arlinda Cantero Dorsa; pelo professor Dr. Pe. Pedro Borges e também pela professora Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat. Os alunos desenvolvem os estudos com o apoio de programas de iniciação científica (PIBIC) no Laboratório de História da Católica e já participaram do projeto mais de 60 bolsistas.

Muitos alunos que tiveram os artigos científicos publicados no livro já concluíram a graduação. Um exemplo é o professor do curso de Direito da UCDB João Paulo Calves. Ele finalizou o curso em 2014 e enquanto participou do projeto, desenvolveu uma pesquisa em parceria com a professora Arlinda sobre a Lei 4.066, de 1962, que protegia o direito dos trabalhadores economicamente vulneráveis daquela época. “Ver um trabalho da época que eu era acadêmico hoje profissional, sem sombra de dúvidas é motivo de muita honra e de muito orgulho pra mim, fico feliz que esse projeto agora esteja eternizado em uma obra”.

A historiadora Mariana Rodrigues de Oliveira também teve a oportunidade de participar do projeto enquanto fazia a graduação concluída no ano passado. Ela analisou os processos referentes ao grupo Chama de Corumbá, no período da ditadura militar, em que houve demissão em massa dos trabalhadores e ficou muito feliz ao saber que o estudo faz parte do livro: “Perceber que a orientação dos professores e o esforço que a gente fez pra desenvolver o estudo teve resultado é maravilhoso! Além do que, não tenho palavras pra expressar a diferença que a pesquisa fez na minha vida enquanto acadêmica, ela expande horizontes e demonstra a importância da história de uma forma plena”.

Orgulho para os acadêmicos e satisfação maior ainda para os docentes que incentivam as pesquisas. “Acredito que a seriedade do trabalho vem pelo reconhecimento e o livro é mais um exemplo disso. Várias vezes participamos de eventos no TRT com apresentação das pesquisas, inclusive no ano passado o Reitor, Pe. Ricardo Carlos, recebeu uma homenagem do órgão pelo projeto que desenvolvemos aqui, e isso é algo muito bom”, comemorou professora Arlinda.

Segundo o professor Pe. Pedro, além do reconhecimento, a melhor parte é saber que por meio do projeto a missão de educar está sendo cumprida: “Ao assumirem este tipo de trabalho os alunos vão aprender a pesquisar, a escrever e a se tornarem profissionais mais competentes dentro da área que escolheram. Algo que vai dar pra eles, inclusive lá na frente, a possibilidade de receberem prêmios e reconhecimento.”