Inscrições para a XII Jornada de Nutrição já estão abertas

19/09/2017 - 9:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Nutricionistas de renome nacional e profissionais egressos da Católica que se destacaram na área vão marcar presença durante a XIII Jornada de Nutrição promovida pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) nos dias 28 e 29 desse mês. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas pelo site da UCDB, basta clicar aqui.

Ao todo, a Jornada de Nutrição oferece oito palestras e seis minicursos com o intuito de promover a difusão do conhecimento e a troca de experiências entre acadêmicos e profissionais. “É um evento aberto, não só para nutricionistas e alunos da área, mas também para profissionais envolvidos com a saúde e Educação Física, por exemplo, pois serão abordados temas atuais com base nas influências que a alimentação tem no corpo humano como um todo”, esclareceu a coordenadora do curso de Nutrição da UCDB, Rosemarly Candil.

Entre os assuntos trazidos pelos especialistas convidados estão o uso de agrotóxicos nos alimentos e os malefícios para a saúde, dietas da moda, low carb e jejum intermitente, componentes bioativos e aminoácidos na recuperação muscular, uso de suplementos alimentares, gastronomia funcional e, até mesmo, como montar uma cozinha sustentável — “green kitchen”. (Confira abaixo a programação completa)

Programação

28/09 (Quinta-feira)

7h30 às 8h: Entrega de Material

 8h: Abertura - Apresentação Cultural

 8h10 às 8h40: Palestra "Agrotóxicos nos Alimentos e suas Consequências para a Saúde" com Ernane Silveira (Nutricionista; presidente do SINESP; presidente da FEBRAN e tesoureiro da CNTU).

8h40 às 9h10: Palestra “Projetos Green Kitchen” com José Aurélio Claro Lopes (Nutricionista com participação em mais de 1.300 projetos de serviços de alimentação; cofundador do programa Green Kitchen de sustentabilidade para restaurantes; consultor de alimentação nos seguintes projetos premiados pelo IAB: Caterpillar, Central dos Correios SP e Rede Globo Projac).

9h40 às 10h10: Palestra “Componentes Bioativos e Aminoácidos na Recuperação Muscular” com Gustavo Luiz Soares Batista Silva (Nutricionista e educador físico; sócio proprietário da empresa MG Personal Trainer; especialista em Fisiologia do Exercício).

10h10 às 10h40: Palestra “Dietas da Moda” com Andreia João (Nutricionista; mestre em saúde e desenvolvimento na região Centro-Oeste pela UFMS; corpo docente do Curso de Nutrição da Universidade Católica Dom Bosco e UNIDERP).

Minicursos (13h às 17h)

1 – “Quebrando Paradigmas: Low Carb x Jejum Intermitente” ministrado por Gustavo Luiz Soares Batista Silva.

 2 – “A Nutrigenômica, Nutrigenética e a Epigenética como Meios de Alcançar o Potencial da Nutrição, Manter a Saúde e Prevenir Doenças” ministrado por Esmeralda Lourenço, farmacêutica especialista em homeopatia.

3 – “Técnicas e Desenvolvimento de Layouts de Restaurantes Sustentáveis” ministrado por José Aurélio Lopes

29/09 (Sexta-feira)

8h10 às 8h40: Palestra “Prescrição Suplementar Individualizada para Melhora de Performance de Atletas” por Denise Cardoso (Graduada em Nutrição; pós graduada em Nutrição Esportiva Funcional pelo IVP).

8h40 às 9h10: Palestra "Fortificação de Alimentos e Suplementos" por Silvia Cozzolino (Nutricionista; mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo; doutora em Ciências dos Alimentos pela USP; Professora titular da USP).

9h40 às 10h10: Palestra “Coaching Nutricional” por Letícia Sócio Freitas Nascimento (Nutricionista; pós-graduada em Vigilância Sanitária e em Nutrição Clínica pela UGF; pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional pelo Instituto VP).

10h10 às 10h40: Palestra “Padronização Internacional do Processo de Cuidado em Nutrição” por Cristina Martins (Mestre em Nutrição Clínica – EUA; doutora em Ciências Médicas – Nefrologia (UFRS); dietista-nutricionista (AND) - EUA).

Minicursos (13h às 17h)

4 – “Alergia Alimentar em Crianças” ministrado por Daniele Leite (Nutricionista; especialização em Nutrição Materno Infantil e pós graduada em Administração de Unidade de Alimentação e Nutrição; experiência em UANs, SESI/MS, SENAC/MS).

5 – “Gastronomia Funcional na Prática” ministrado por Chefe Almir de Oliveira dos Santos (Formação de cozinheiro - SENAC; acadêmico do Curso de Administração Pública – UFMS).

6 – “Nutrição e Empreendedorismo: Case de Sucesso” ministrado por Suellen Cristina Mendes Magro (Nutricionista; proprietária da SOS NUTRIR; especialista em Gestão da Segurança de Alimentos; consultora em Gestão da Qualidade em empresas de alimentos; especialista em Nutrição Clínica).