Geopolítica Quiz traz maneira descontraída de aprender e diverte acadêmicos de Direito

15/12/2017 - 12:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Com a proposta de “metodologia ativa” que prevê a interatividade dos alunos para a difusão do conhecimento, a disciplina de “Ciência Política” do curso de Direito trouxe para a sala de aula o Geopolítica Quiz — um jogo de tabuleiro inspirado em “War” e “Imagem em Ação” que permite o aprendizado de forma descontraída e divertida.

Uma das professoras que teve a inciativa e auxiliou no desenvolvimento do jogo foi a Dra. Dolores Pereira Ribeiro Coutinho. Em parceria com oito alunos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local que fazem estágio docência, a docente desenvolveu a jogabilidade e a estrutura do game que já faz parte das aulas.

Este foi o segundo ano em que o Geopolítica Quiz foi utilizado pelos acadêmicos; dessa vez os alunos do 2º semestre de Direito puderam aprender e se divertir simultaneamente. Os universitários tiveram o semestre para se preparar, ler reportagens e artigos científicos sobre o conteúdo e revisar o que foi passado em sala de aula e, após isso, no início deste mês, jogaram o game.

Segundo a professora Dolores, os acadêmicos foram divididos em grupos de cinco ou seis e, ao invés de disputarem, os participantes se ajudaram: “Fizemos uma experiência parecida no ano passado e o resultado foi de extrema cooperação, não de competitividade”, comentou.

Para fazer com que a turma aprendesse a jogabilidade do Quiz mais rápido, houve uma modificação. “Eu trouxe um monitor de um semestre avançado para participar em cada grupo, para agilizar o jogo e fazer com que fluísse mais nos dois tempos de aula”, esclareceu Dolores.

Como um estímulo para os acadêmicos houve uma premiação, quem ganhasse o jogo em 1º lugar levaria um ponto na média final. Os demais participantes também ganhariam nota de acordo com a colocação no jogo, quem alcançasse o fim do tabuleiro por último levaria dois décimos na média final.

Jogabilidade do “Geopolítica Quiz”

Na prática o aluno joga um dado e o número que sair corresponde à quantidade de casas que ele vai andar se acertar a pergunta de uma das cartas que vai retirar do monte, antes de movimentar o peão. Caso a resposta esteja correta, ele avança. Em vez de questões específicas sobre o conteúdo estudado, o acadêmico também pode ter que falar o nome do país representado por um determinado número no tabuleiro.  Ainda no tabuleiro, há alguns pontos de interrogação e se o jogador cair em um desses, tem de interpretar uma charge que representa um cenário mundial — se acertar, pode ganhar pontos extras. Ganha o jogo quem conseguir completar o tabuleiro primeiro.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.