Formação profissional do assistente social é tema de mesa-redonda na UCDB

07/12/2015 - 15:00 - Graduação

Fonte: Mariana Ostemberg

Mesa-redonda realizada na Católica

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

“Formação profissional do assistente social em Mato Grosso do Sul: desafios contemporâneos” foi o tema da mesa-redonda ocorrida na última sexta-feira (4), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O evento foi realizado pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) da 21ª Região, em parceria com a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e a Católica.

Segundo a conselheira e coordenadora da Comissão de Formação Profissional do CFESS, Erlênia Sobral do Vale, o contexto e conjunto da realidade social são uma forma dos acadêmicos e profissionais pensarem no impacto que a formação do serviço social ocasiona. “É interessante dialogar sobre os desafios quanto à conjuntura da macroestrutura, para entender porque a formação que defendemos é tão difícil”, relatou.

De acordo com a presidente nacional da ABEPSS, Raquel Sant’Anna, para entender o serviço social é necessário compreender a própria realidade da profissão. “Hoje vivemos em um cenário de regressão de direitos e banalização da vida social, que gera tensão tanto no âmbito da formação como do trabalho”, ressaltou. 

Para ela, um dos principais desafios é se despir de preconceitos e, assim, não ceder ao que está imposto na sociedade. “Você estudante tem que sair de cabeça quente, porque as aulas têm que alterar o seu olhar do mundo, mexer com seus valores”, comentou Raquel.

Já a coordenadora do curso de Serviço Social, Me. Salette Marinho de Sá, ressaltou que o objetivo é qualificar os acadêmicos e profissionais da área. “Está é uma atividade que contribui para formação do acadêmico e capacitação do profissional. É importante a interlocução dos Conselhos e Associações com a unidade de ensino e principalmente para o curso”.

A mesa foi composta pelas palestrantes Erlênia Sobral do Vale conselheira e coordenadora da Comissão de Formação Profissional do CFESS, e Raquel Sant’Anna, presidente nacional da ABEPSS, e pela acadêmica do segundo semestre de Serviço Social da Uniderp, Letícia Nunes. O Presidente da CRESS, Valdereis Freitas de Souza, também marcou presença no evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67)3312-3464.