Equipe Javalis UCDB disputa a 24ª Competição Baja Sae Brasil em SP

22/02/2018 - 12:56 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Participação na corrida realizada em 2017

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos dos cursos de Engenharias Mecânica e Controle e Automação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), integrantes da equipe Javalis UCDB, estão em São José dos Campos (SP) para disputarem a 24ª Competição Baja Sae Brasil. Ao todo são 84 equipes inscritas de 18 Estados brasileiros mais Distrito Federal (DF). 

Pela manhã a equipe já passou pelas inspeções técnicas de segurança dos veículos. “Desta vez o carro está com uma suspensão melhor, com maior cursos, suportando mais impactos”, destaca o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da UCDB, Fernando Mantanare.

Segundo a organização do evento, as provas serão realizadas na avenida Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, próxima à Fatec. A prova mais esperada, o Enduro de Resistência, será no domingo (25).

Para competir, os universitários projetaram e construíram os próprios carros, denominados Baja SAE. Além dos protótipos, os estudantes são responsáveis pela administração da equipe, o que inclui a viabilidade econômica do projeto.

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 109 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

As três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas da competição nacional poderão representar o País em maio (de 17 a 20) na Baja SAE Kansas, competição da SAE International, realizada em Pittsburg, nos Estados Unidos, onde o Brasil já venceu cinco vezes.

PROGRAMAÇÃO

Dia 23 (sexta-feira) – 9h às 18h – Inspeções técnicas de segurança do veículo e apresentações de projetos.

Dia 24 (sábado) – 9h às 18h20 – Apresentações de projetos e provas dinâmicas.

Dia 25 de fevereiro (domingo) 10h – Formação do grid de largada e Enduro de resistência; 15h30 –Encerramento