Dom Dimas Barbosa profere palestra para acadêmicos da UCDB

12/08/2013 - 7:00 - Graduação

Fonte: Rosana Lemes

Dom Dimas Lara Barbosa

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

A aula inaugural do curso de Filosofia, que tinha como tema "Fé e razão no século XXI", foi realizada na última quinta-feira (8), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), e teve como palestrante o arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa.

Dom Dimas abordou o tema fé e razão, exemplificando ambas as partes, mostrando a diferença e o ponto de vista de cada uma. O conflito entre fé e razão é atribuído a um período medieval em que se travava um confronto entre a religião cristã e seus adversários moralistas gregos e romanos. Tudo começa quando a fé em mitos indiscutíveis é deixada pra trás e tais fenômenos passam a ser racionalmente explicados.

Segundo o arcebispo, não existe conflito entre fé e razão, há apenas uma busca pela verdade. Dom Dimas ainda citou uma parte da carta encíclica de João Paulo II aos bispos da Igreja Católica sobre as relações entre fé e razão: “A fé e a razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo conhecer a verdade e, em última análise, de O conhecer a Ele, para que, conhecendo- O e amando-O, possa chegar também à verdade plena sobre si próprio.” (cf. Ex 33, 18. Sal 2726, 8-9; 6362, 2-3; Jo 14, 8; 1 Jo 3, 2).

A aula inaugural reuniu acadêmicos e docentes do curso de Filosofia e representantes de sete dioceses de Mato Grosso do Sul.