Discussão sobre ética ecológica no cotidiano encerrou a Semana Teológica da UCDB

18/09/2017 - 17:00 - Graduação

Fonte: Gabrielly Gonzalez

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

“Por uma ética ecológica na vida cotidiana” foi o tema da mesa-redonda que  encerrou a Semana Teológica da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mediado pelo filósofo Luiz Gustavo Winkler, seminarista da Arquidiocese de Campo Grande e acadêmico do 4º ano de Teologia do Instituto Teológico João Paulo II (Iteo), o assunto foi debatido pelos seguintes especialistas:  Pe. Juan Diego Giraldo, Reitor do Seminário Maior Maria Mãe da Igreja; Pe. Adriano Stevanelli, Diretor do Iteo e Máyra Golin, ambientalista.

“Podemos basear pelo livro de Gênesis, onde fala da criação. E entender a reciprocidade entre o humano e a natureza, ou seja, proteger, cuidar, preservar e velar cada criatura como ela é”, expôs o Pe. Juan Diego, sobre o âmbito teológico ambiental.

Ainda neste contexto, o Pe. Adriano completou: “Há dois horizontes na consciência moral: evitar o mal (não destruir) e fazer o bem (preservar e reconstruir).  Já sobre o domínio ambiental, a especialista Máyra afirmou: “Sobre os dois extremos científicos, mesmo com pensamentos diferentes, são duas linhas favoráveis e abordam a mesma coisa: conservação”, finalizou.

A Semana Teológica teve o intuito de promover o diálogo interdisciplinar entre a teologia e assuntos que envolvem o cuidado com o meio ambiente. O evento promoveu, além da mesa redonda, quatro palestras que abordaram o tema central “O Cuidado com a Casa Comum: Por uma Consciência Ecológica Integral”.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.