Dia Mundial da Água: Painel docente expõe aos acadêmicos pesquisas relacionadas aos recursos hídricos

23/03/2018 - 8:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Painel Docente foi realizado no anfiteatro do bloco A

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Em alusão ao Dia Mundial da Água — comemorado nesta quinta-feira (22), acadêmicos de Engenharia Sanitária e Ambiental (ESA) e de Engenharia Civil da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram de um painel docente que teve como tema principal os recursos hídricos.

Na data, cinco professores da UCDB apresentaram, dentro das áreas de pesquisa que desenvolvem, trabalhos em relação à água e também pontos importantes de utilização do recurso. Cada docente teve 15 minutos para expor as informações e, depois, foi promovido um debate com a participação dos acadêmicos.

“Geralmente, convidamos especialistas de fora para participar deste momento, mas dessa vez resolvemos dar prioridade para os profissionais que temos na academia, pois há trabalhos muito interessantes realizados por eles que muitos alunos desconhecem e essa é uma oportunidade deles terem essa compreensão. Isso é uma maneira de aproximar o acadêmico da Universidade, atraí-lo para a pesquisa e para a extensão”, pontuou o coordenador de ESA e de Engenharia Civil, Dr. Fernando Jorge Correa Magalhães Filho.

Além de Fernando, que apresentou aos alunos o trabalho que desenvolve na área de saneamento básico e expôs maneiras de reaproveitar o esgoto em várias vertentes, entre os palestrantes também estavam os professores Me. Luiz Antônio Paiva e Me. Rocheli Carnaval Cavalcanti.

“Uso racional da água em canteiros de obra” foi o assunto abordado pela professora Rocheli. A engenheira civil, ressaltou que o planejamento para a melhor utilização dos recursos hídricos nos canteiros é um ponto muito importante, porém essa consciência é algo que os profissionais da área ainda estão adquirindo, principalmente, no Brasil.

Contudo, Rocheli mencionou também que já existem organismos internacionais que fomentam e incentivam a boa gestão da água, uma realidade que o próprio mercado já começa a cobrar. “Existem métodos de fazer um controle melhor e é possível também diminuir o uso da água tratada por meio da captação da água da chuva na própria obra, por exemplo, para que ela seja utilizada em serviços como limpeza e cura de concreto.  É preciso que o engenheiro adapte-se a essa nova realidade, porque a água está ficando cara e, por conta disso, alguns grupos já procuram empresas de construção que desenvolvem projetos de execução de obra de forma mais sustentável”, esclareceu a docente.

Já o professor Luiz Antônio, por ser geólogo, falou sobre a água subterrânea. Ele pontou a importância do recurso e também os cuidados que devem ser tomados para evitar a contaminação. Para o docente, a experiência promovida pelo evento foi muito positiva: “Achei muito importante, pois além de poder mostrar para os alunos mais detalhes do trabalho que a gente desenvolve, nós, enquanto professores, também tivemos a oportunidade conhecer as pesquisas um do outro. Houve uma integração e uma troca de conhecimento muito legal”.