Curso de História promove aula magna para receber novos alunos

05/03/2018 - 11:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Alunos de Sidrolândia foram convidados especiais da Acolhida de História

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Para integrar e promover a troca de conhecimentos entre calouros, veteranos e egressos do curso de História, foi realizada uma Aula Magna na noite de sexta-feira (2), no anfiteatro do bloco B do campus Tamandaré.

Segundo o coordenador do curso e organizador do evento, Roberto Figueiredo, esse primeiro encontro é importante para recepcionar quem ingressou agora na UCDB: “A ideia é mostrar a cara do curso para os acadêmicos que estão no primeiro semestre para que eles entendam como funciona o ambiente universitário e tudo que ele tem à oferecer de suporte e conhecimento”.

O acadêmico do 5º semestre Alexandre Luiz Pereira Pretto, de 20 anos, foi um dos convidados para conversar com os calouros. Ele estava acompanhado de professores e alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade, de Sidrolândia, onde faz estágio supervisionado desde o segundo semestre do ano passado.  Juntos, eles exibiram um teaser do videodocumentário que estão produzindo a respeito da história do município.

“A ideia de fazer o videodocumentário surgiu de um trabalho feito em sala de aula e houve uma aceitação enorme tanto dos estudantes quanto da direção da escola. Estar aqui com os meus alunos é uma forma de mostrar para os calouros de História que, se como professor, eles tiverem essa fagulha da curiosidade irão conseguir despertar o estudante para a pesquisa, conseguir desperta-lo para o mundo”, explicou Alexandre.

Nélia Salles de Siqueira Nantes, foi uma das professoras da escola que esteve presente e participou da apresentação. De acordo com ela, trazer os alunos para esse momento na UCDB foi muito importante para despertar neles a vontade de fazer uma graduação: “Tenho certeza que estar aqui vai direcioná-los para uma carreira, não necessariamente no ramo de História, mas que essa é uma forma de fazer com que eles se interessem, cada vez mais, pela pesquisa”.

Ainda durante a Aula Magna, dois egressos do curso de História conversaram com os acadêmicos. Djames Suguimoto, professor e mestre em Desenvolvimento Local pela UCDB, e Daniele Gonçalves Colman, mestre em Educação também pela Católica, falaram a respeito da vivência universitária, da experiência que adquiriram no mercado de trabalho e na área da pesquisa.

“Essa aula é um incentivo e ajuda a diminuir o receio inicial da vida universitária, então quero falar para eles a respeito da estrutura que a UCDB oferece que é excelente. Não encontramos em outros cursos de História em Campo Grande, um laboratório como temos aqui  ou o número de bolsas e oportunidades de ingressar na iniciação científica. Espero que eles aproveitem todo esse suporte, como eu aproveitei”, comentou Djames.

“Que eles aproveitem todas as oportunidades que a academia propõe e que não tenham medo de arriscar e encarar os desafios que ainda estão por vir. Aproveitar tudo isso irá fazer diferença em relação aos profissionais que eles irão se tornar”, aconselhou Daniele.