Curso de Direito da UCDB completa 50 anos

09/08/2016 - 7:00 - Graduação

Fonte: Silvia Tada

Uma das turmas de direito da UCDB 2016

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Não há como falar no exercício e na formação de operadores do Direito em Mato Grosso do Sul sem relacioná-los à graduação da Universidade Católica Dom Bosco. São 50 anos, completados em 2016, de plena atividade na formação de desembargadores, juízes, procuradores, promotores, defensores públicos, advogados e bacharéis, desde as Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT).

Para comemorar a data, o curso, o mais tradicional da área em Campo Grande, realiza eventos no próximo dia 11 de agosto, Dia do Advogado, às 7h30, nas quadras cobertas da UCDB, no campus da Avenida Tamandaré. Nele serão homenageadas 50 personalidades, incluindo egressos, professores, ex-diretores e salesianos que fizeram parte da construção e consolidação da graduação nessas cinco décadas. Ainda estão programadas palestras e um juri simulado com a participação de docentes da Católica.

A coordenadora do curso é a professora Elaine Cler, que destaca: “Além da própria tradição da UCDB, destaco como diferenciais da graduação a qualidade do ensino, do corpo docente, os estágios proporcionados aos acadêmicos e as pesquisas”, enumerou a docente.

“O curso é uma referência para o Estado: foi o primeiro a ser criado no sul do então Mato Grosso e é o maior em número de acadêmicos e professores. Foram gerações e gerações de profissionais do Direito que se formaram e hoje exercem diferentes funções em nossa sociedade, sempre se orgulhando de suas raízes salesianas”, avaliou o Reitor de UCDB, Pe. Ricardo Carlos.

Atualmente, são 2.800 acadêmicos nos dez semestres, nos períodos matutino e noturno, além de 60 professores, especialistas, mestres e doutores em Direito, que formam o maior curso da UCDB.

Eventos

No dia 11 de agosto, serão homenageados nomes como Pe. José Marinoni (ex-Reitor), professores como Abraão Razuk, Atayde Nery de Freitas, Félix Balaniuc, egressos como Arthur Altounian, Nery Azambuja, Tânia Garcia de Freitas Borges, Carlos Eduardo Contar, além de represenantes dos atuais docentes e dos discentes.

Após as homenagens, acontece palestra com Cássio Scarpinella Bueno, autor de 21 livros sobre Direito Processual Civil, disciplina da qual é professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Ainda na quinta-feira, mas no período noturno, às 19h, acontece o descerramento de uma placa em homenagem aos 50 anos do curso seguido de um júri simulado. Seis professores dividem-se entre acusação e defesa de um caso real, com a presença da juíza Sandra Artiolli. Para abrir os trabalhos, o grupo teatral Tragédia Anunciada faz a encenação do crime.

Já na sexta-feira (12), às 19h, no anfiteatro do bloco C, o juiz federal Odilon de Oliveira profere palestra sobre “Crimes na fronteira e outros temas atuais do Direito Penal”.

 

 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica